Motivação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 40 (9904 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO.

INTRODUÇÃO
Hoje nas empresas, para introduzir maior dose de motivação, é necessário e de grande importância o investimento nos funcionários, que consiste em deliberadamente ampliar a responsabilidade, os objetivos e os desafios das tarefas do cargo.
O termo motivação envolve sentimentos de realização, de crescimento e de reconhecimento profissional, manifestados pormeio do exercício das tarefas e atividades que oferecem suficientes desafios e significados para os funcionários. Quando os fatores motivacionais são ótimos, elevam a satisfação.
Pessoas desmotivadas realizam suas tarefas com pensamento voltado para os problemas de suas casas, ou o que poderiam estar fazendo de melhor naquele momento, o funcionário satisfeito estará sempre motivado, aumentandoassim sua produção.
À medida que o nosso ambiente organizacional e as demandas impostas continuarem a crescer em complexidade e desafios as organizações particularmente as voltadas para a prestação de serviços, dependerão cada vez mais de um desempenho de alta qualidade em todos os níveis hierárquicos. Sendo assim, é indispensável a fundamentação da teoria motivacional nas empresas públicas ouprivadas nas diferentes necessidades humanas.
O ambiente empresarial brasileiro, impulsionado pela adoção de uma abertura econômica e pelas exigências sociais, vem sofrendo aceleradas mudanças organizacionais. Em decorrência, os programas de Gestão da Qualidade e fabricação enxuta tem encontrado ampla repercussão, pois as empresas percebem que sem produtos que atendam de forma adequada os consumidoresnão sobreviverão.
Por outro lado, nesta pesquisa bibliográfica pode-se constatar que não são poucas as empresas que descobriram o fator humano, ou seja, passaram a considerar seus recursos humanos como diferencial competitivo. O desenvolvimento de metodologias que otimiza o potencial humano, tornando-o cada vez mais motivado e criativo, é básico para a Gestão da Qualidade Total das empresas. Emempresas saudáveis e modernas, os funcionários trabalham com alegria e estão sempre de bem consigo, com a vida e com os demais. Não se pode falar em qualidade de produtos e serviços, se aqueles que vão produzi-los não têm qualidade de vida e satisfação no seu local de trabalho. Essas empresas já descobriram que o homem é o principal elemento diferenciador, e o agente responsável para o sucesso detodo e qualquer negócio.
O desafio atual também é participar, compartilhar, criar e dar tempo ao processo de adesão às idéias e sentimentos que envolvem as pessoas diante de suas tarefas.
Trabalhos em equipe requer energia para aceitar e conviver com as diferenças individuais de cada componente do grupo. É necessário permitir e ver esta questão como algo que enriquece, e não como um problema,sendo assim, seria uma boa oportunidade para o desenvolvimento.
As empresas também deverão treinar e desenvolver seus funcionários, pois estarão cumprindo uma obrigação moral de contribuir para o crescimento e o bem-estar das pessoas e da sociedade na qual estão inseridas, exercendo suas atividades. A qualidade de serviços e produtos das empresas é o resultado da qualidade de vida das pessoas e, ashabilidades que o mercado de trabalho atual exige vão desde liderança, criatividade, visão, resultados, atualizam à atitudes, com pessoas capazes de assumir riscos e implementar as mudanças necessários.
A falta de motivação é um sério problema que causa a baixa produtividade das empresas.

1. MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
A integração e a produtividade são desafios difíceis e até impossíveis de seremobtidos na conjuntura atual, em que o conflito entre o capital e o trabalho aumentou de maneira assustadora em todas as partes do mundo.
O ponto de partida para estudarmos a integração e a produtividade da força de trabalho é a motivação do trabalhador analisada no contexto global e não como simples manifestação da personalidade.
A motivação no trabalho tem raízes no indivíduo, no ambiente...
tracking img