MOTIVAÇÃO NO TRABALHO.

INTRODUÇÃO
Hoje nas empresas, para introduzir maior dose de motivação, é necessário e de grande importância o investimento nos funcionários, que consiste em deliberadamenteampliar a responsabilidade, os objetivos e os desafios das tarefas do cargo.
O termo motivação envolve sentimentos de realização, de crescimento e de reconhecimento profissional, manifestados pormeio do exercício das tarefas e atividades que oferecem suficientes desafios e significados para os funcionários. Quando os fatores motivacionais são ótimos, elevam a satisfação.
Pessoas desmotivadasrealizam suas tarefas com pensamento voltado para os problemas de suas casas, ou o que poderiam estar fazendo de melhor naquele momento, o funcionário satisfeito estará sempre motivado, aumentandoassim sua produção.
À medida que o nosso ambiente organizacional e as demandas impostas continuarem a crescer em complexidade e desafios as organizações particularmente as voltadas para a prestação deserviços, dependerão cada vez mais de um desempenho de alta qualidade em todos os níveis hierárquicos. Sendo assim, é indispensável a fundamentação da teoria motivacional nas empresas públicas ouprivadas nas diferentes necessidades humanas.
O ambiente empresarial brasileiro, impulsionado pela adoção de uma abertura econômica e pelas exigências sociais, vem sofrendo aceleradas mudançasorganizacionais. Em decorrência, os programas de Gestão da Qualidade e fabricação enxuta tem encontrado ampla repercussão, pois as empresas percebem que sem produtos que atendam de forma adequada os consumidoresnão sobreviverão.
Por outro lado, nesta pesquisa bibliográfica pode-se constatar que não são poucas as empresas que descobriram o fator humano, ou seja, passaram a considerar seus recursos humanoscomo diferencial competitivo. O desenvolvimento de metodologias que otimiza o potencial humano, tornando-o cada vez mais motivado e criativo, é básico para a Gestão da Qualidade Total das empresas. Em... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 10). Motivação. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Motiva%C3%A7%C3%A3o/81223.html

MLA

"Motivação" TrabalhosFeitos.com. 10 2011. 2011. 10 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Motiva%C3%A7%C3%A3o/81223.html>.

MLA 7

"Motivação." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2011. Web. 10 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Motiva%C3%A7%C3%A3o/81223.html>.

CHICAGO

"Motivação." TrabalhosFeitos.com. 10, 2011. Acessado 10, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Motiva%C3%A7%C3%A3o/81223.html.