Motivação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Motivação
Não é possível abranger o comportamento das pessoas sem um mínimo de informação sobre a motivação de seu comportamento. É difícil definir exatamente o conceito de motivação, uma vez que esta sendo utilizados de varias maneiras. Motivação está relacionada com o sistema de percepção do individuo. Krech Crutchfield e Ballachey explicam que “os atos de um ser humano são guiados por suacognição pelo que ele pensa, acredita e prevê”. mas, ao perguntar-se o motivo por que ele age daquela forma, esta entrando na questão da motivação. E a resposta relativa à motivação e dada em termos de forças ativa e impulsionadoras, traduzidas em palavras do desejo e receio; o individuo deseja poder deseja status, receita o ostracismo social, receita as ameaças a sua autoestima.
Ciclomotivacional
O ciclo motivacional começa com o surgimento de uma necessidade. E necessário uma força dinâmica e persistente que provoca comportamento toda vez surge uma necessidade esta rompe o estado equilíbrio do organismo, causando um estado de tensão, insatisfação desconforto e desequilíbrio. Esse estado leva o individuo a um comportamento, ou ação, capaz de descarregar a tensão ou de livra- ló dodesconforto e do desequilíbrio. Se o comportamento for eficaz, o individuo encontrara a satisfação da necessidade e, portanto, descarga da tensão provocada por ela. Satisfeita a necessidade, o organismo volta ao estado de equilíbrio anterior, á sua forma de ajustamento ao ambiente.
No ciclo motivacional acima descrito, a necessidade é satisfeita. À medida que o ciclo se repete com a aprendizagem ea repetição (reforço), os comportamentos tornam- se gradativamente mais eficazes na satisfação de certas necessidades. Uma vez satisfeita, a necessidade deixa de ser motivadora de comportamento, já que não causa tensão ou desconforto.
No ciclo motivacional, contudo, a necessidade nem sempre pode ser satisfeita. Ela pode ser frustrada, ou ainda pode ser compensada (ou seja, transferida paraoutro objeto, pessoa ou situação).
No caso de frustração da necessidade, no ciclo motivacional, a tensão provocada pelo surgimento da necessidade encontra uma barreira ou um obstáculo para sua liberação. Não encontrando saída normal, a tensão represada no organismo procura um meio indireto de saída, por via psicológico (agressividade, descontentamento, tensão emocional, apatia, indiferença etc.)seja por via fisiológica (tensão nervosa, insônia repercussões cárdicas ou digestivas etc.).
Outra vez, a necessidade não é satisfeita nem frustrada, mas transferida ou compensada. Isto se dá quando a satisfação de uma necessidade reduz ou aplaca a intensidade de uma necessidade que não pode ser satisfeita.
As teorias mais conhecidas sobre motivação são relacionadas com asnecessidades humanas. E o caso da teoria de Maslow sobre a hierarquia das necessidades humanas e temos a teoria dos dois fatores de Herzberg o modelo contingencial de motivação de Vroom e a teoria da expectação.
Na psm company a motivação são os benefícios convenio com escolas e faculdades projetos que envolvem a equipe desta forma ela ligada na teoria dos dois fatores de Herzberg, que os fatoreshigiênicos que refere as condições que rodeiam a pessoas enquanto trabalha, englobando as condições físicas e ambientais de trabalho, o salario, os benefícios sociais, as politicas da empresa, o tipo de supervisão recebido, o clima de relações entre a direção e os empregados, os regulamentos internos, às oportunidades existentes etc. correspondem á perspectiva ambiental. Constituem os fatorestradicionalmente utilizados pela organização para se obter motivação dos empregados. Contudo, os fatores higiênicos são muitos limitados em sua capacidade de influenciar poderosamente o comportamento dos empregados . a expressão “higiene “serve exatamente para refletir seu caráter preventivo e profilático e para mostrar que se destinam simplesmente evitam a insatisfação, uma vez que sua influencia...
tracking img