Motivação

Páginas: 2 (379 palavras) Publicado: 30 de maio de 2011
A motivação no trabalho é quase que o fator determinante para o sucesso de uma empresa. Nos diversos setores de uma indústria podemos ver que existem muitos colaboradores que executam seu trabalhosimplesmente por obrigação, reclamando o tempo todo da jornada de trabalho, etc.

Podemos observar que se esses funcionários tiverem um incentivo, ou seja, forem motivados irão trabalhar maissatisfeitos e produzirão mais. “A motivação tem sido vista como uma saída para melhorar o desempenho profissional no que diz respeito tanto à produtividade quanto à saúde organizacional e a satisfação dostrabalhadores, (FLEURY, 2002, p.257). Como a autora pode observar, a motivação leva a empresa a produzir mais com seus colaboradores satisfeitos. Mas como devem ser esses incentivos? Henry Ford no inícioda sua linha de montagem de automóveis se deparou com um grande problema: o trabalho repetitivo afastara muitos de seus empregados e para enfrentar esse obstáculo motivou seus empregados com algunsincentivos: aumentou a remuneração para $ 5,00 por dia (quase o dobro do salário praticado na época) e reduziu a jornada de trabalho para 8 horas por dia ao invés de 9. Tudo isso somado à semana de 5dias, ou seja, o funcionário não trabalharia mais aos sábados e domingos e continuaria recebendo o seu descanso remunerado. Conclusão: se em 1909 a Ford havia fabricado apenas 14 mil veículos, já em1914 240 mil novos Ford T saiam da linha de montagem, tudo isso graças aos incentivos que a empresa dava aos funcionários (pessoas de todo o país queriam trabalhar para a Ford Motor Company atraídaspelos seus beneficios) aliado a revolucionária linha de montagem desenvolvida por Ford. Sem ter motivado seus empregados certamente isso tudo não teria sido possível.

No livro Administração Holistica,Costa conclui que o funcionário deve produzir com o mínimo o possivel de desperdicios, pois participa dos lucros obtidos na empresa através do seu trabalho, afinal ninguem se empenha de fato se não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • MOTIVAÇÃO
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!