Motivação

Páginas: 36 (8887 palavras) Publicado: 24 de maio de 2011
1. Motivação nas empresas

O conceito de motivação é muito extenso e complexo, pois não existe uma regra geral, como uma receita de doce, na qual os ingredientes são misturados na medida certa e com tempo de preparo definido. São ações diversas, que contemplam um universo de inúmeros fatores, que têm que serem dirigidos especificamente para cada caso, conforme a atividade empresarial, o perfildos colaboradores, que podem produzir o desempenho positivo ou negativo.
A década de 50 foi um período frutífero no desenvolvimento de conceitos sobre motivação. Robbins (2004, p.152) aponta três teorias específicas que foram formuladas, que embora sejam hoje muito questionadas em termos de sua validade, são ainda provavelmente as explicações mais conhecidas sobre motivação dos trabalhadores: aTeoria da Hierarquia das necessidades de Maslow, a Teoria de Motivação-Higiene (Teoria de Dois Fatores) de Herzberg e a Teoria da Motivação pelo Êxito e/ou Medo.

Teóricos Maslow Herzberg McClelland
O que é Salário? Necessidades de segurança: Estabilidade financeira básica. Enquanto esta necessidade básica não for satisfeita, as outras, não exercem influência no comportamento do indivíduo.Fator Higiênico:
Apenas evita a insatisfação, não elevando a satisfação ou, se a eleva, não a mantém continuadamente. Teorias X e Y:
Não é uma necessidade primária e que este não é alocado em uma determinada estância da vida de uma pessoa.
Hierarquia Sim sim Não
Alocação na Hierarquia
(em negrito) Necessidades fisiológicas > Necessidades de segurança > Necessidades sociais > Necessidades de“status” ou de estima > Necessidade de auto-realização Fatores Higiênicos > Fatores Motivacionais Não há. Sua teoria mensura que toda necessidade não tem escalonamento, podendo esta ser alcançada em qualquer momento da vida profissional.



1.1 - Tabela 01 – Teorias da Motivação

2. Teoria da Hierarquia dasNecessidades de Maslow


2.1 - Tabela 02 – Hierarquia das Necessidades

Segundo Abraham Maslow, a satisfação de cada nível é pré-requisito para que o nível seguinte influa no comportamento, o que coloca o comportamento em constante dinâmica, já que pode num momento ser guiado pela necessidade de auto-realização (caso de um mestrando/doutorando) e no momento seguinte, pela necessidade deafetividade/amor (supondo-se que o mesmo indivíduo tenha sofrido uma perda de um relacionamento pessoal, um divórcio, por exemplo).
A escalada da pirâmide não depende apenas de condições oferecidas, mas também das circunstâncias de vida de cada pessoa.
Por exemplo, durante muito tempo, a mulher foi pressionada pela sociedade no sentido de que reprimisse suas aspirações profissionais deauto-realização, a fim de dedicar-se à criação de seus filhos, o que já não se verifica hoje.
As necessidades atuam sempre em conjunto, prevalecendo a mais elevada, desde que as inferiores estejam satisfeitas. Assim, uma reação comportamental é um canal, através do qual, várias necessidades fundamentais podem ser expressas ou satisfeitas conjuntamente. Portanto, qualquer indício de frustração é uma ameaçapsicológica, o que produz reações gerais de emergência no comportamento humano.
Maslow ampliou sua teoria, sugerindo que a organização assumisse a construção de uma ponte entre as necessidades básicas e de auto-realização dos indivíduos.
Necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;
Necessidades de segurança, que vão da simples necessidade desentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;
Necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;
Necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • MOTIVAÇÃO
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!