Motivação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria de Maslow – Teoria das Necessidades

A Teoria de Maslow é uma divisão hierárquica que subdivide o nível das necessidades para chegar ao nível da auto-realização. Dentre as necessidades estãoelas:

Necessidades Fisiológicas: São as necessidades básicas do ser humano, tais como a fome, a sede, o sono, o sexo. São necessidades que o ser humano não consegue viver, são meios desobrevivência. Assim, uma pessoa dominada por tal necessidade tende a perceber apenas os estímulos que visam satisfazê-las, sua visão de futuro fica limitada e determinada por tal necessidade.

Necessidade deSegurança: Vem da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de casa, ou um emprego estável, um plano de saúde, ou um seguro de vida. Porém, a necessidade de segurança só pode ser considerada ummotivador ativo e dominante caso encontre-se em momentos de urgência. As necessidades de segurança têm grande importância. Na vida organizacional as pessoas têm uma relação de dependência com aorganização e onde as ações gerenciais arbitrárias ou as decisões inconsistentes e incoerentes podem provocar incerteza ou insegurança nas pessoas quanto a sua permanência no trabalho.

Necessidades Sociais(Afeto): Necessidade de sentimentos, como carinho, afeto, amor, se sentir protegido por ser amado pela família. Se relacionar bem com o meio social em que vivemos, participando de um grupo ou fazerparte de um clube. O ser humano tende a construir relacionamentos afetivos com o intuito de se sentir integrado, parte de um grupo em sociedade. Assim, quando as necessidades sociais não estãosuficientemente satisfeitas, a pessoa se torna resistente, e hostil com relação às pessoas que a cercam. A frustração dessas necessidades conduz geralmente a falta de adaptação social e a solidão.Necessidades de Status e de Estima: O ser humano sempre deseja ser reconhecido por suas capacidades de adequações às funções de seu desempenho, tanto no trabalho, ou em casa, com a família. O indivíduo...
tracking img