Motivação

Páginas: 12 (2963 palavras) Publicado: 9 de abril de 2011
Conceitos básicos de motivação

O que é motivação?
Podemos definir motivação como um comportamento externado, onde pessoas que são motivadas dedicam um esforço maior ao seu desempenho do que as desmotivadas. Uma definição mais clara de motivação é o fato de as pessoas terem disposição para fazer alguma coisa.
Uma necessidade significa uma deficiência física ou psicológica que faz com quedeterminado resultado pareça atraente. Uma necessidade não satisfeita gera tensão que estimula a vontade do individuo, essa vontade desencadeia metas que uma vez cumpridas satisfarão a necessidade do individuo.

TEORIAS ANTIGAS SOBRE MOTIVAÇÃO

Na década de 1950, três teorias especificas foram formuladas nessa época, são elas a hierarquia de necessidades, as teorias x e y e a teoria de doisfatores.
O conhecimento destas teorias deve existir por duas razoes: elas representam os fundamentos pelos quais as teorias modernas se desenvolveram e, alguns executivos ainda utilizam esses conceitos e terminologia para explicar a motivação de seus funcionários.

Teoria da hierarquia de necessidade: Segundo Maslow dentro de cada ser humano existe uma hierarquia de cinco necessidades, que são:Fisiológicas (incluem fome, sede, abrigo, sexo, e outras necessidades corporais); Segurança (segurança e proteção contra danos físicos e emocionais); Sociais (afeição, sensação de pertencer a um grupo, aceitação e amizade); Estima (fatores internos de estima, como respeito próprio, autonomia e realização; e fatores esternos de estima, como status, reconhecimento e atenção).

Teoria X e Y: De acordocom McGregor, existem duas visões distintas do ser humano: a negativa (teoria X) e a positiva (teoria Y).
Teoria X: As organizações partem do pressuposto de que as pessoas têm aversão ao trabalho e à responsabilidade, preferindo ser dirigidas e, por isso, devem ser controladas e motivadas pela coação, pela punição, pelo dinheiro ou pelos elogios.
Teoria Y: Parte-se da hipótese de que as pessoassão criativas e competentes e consideram que o trabalho é tão natural como a diversão ou o descanso. Assim sendo, sob condições corretas, desejam trabalhar, daí que é fundamental proporcionar-lhe condições para o seu desenvolvimento pessoal. Estes pressupostos constituem a base da chamada Administração Participativa.

Teoria de dois fatores: Foi formulada e desenvolvida por Frederick Herzberg, apartir de entrevistas feitas com 200 engenheiros e contadores da indústria de Pittsburgh. Estas procuravam identificar quais as conseqüências de determinados tipos de acontecimentos na vida profissional dos entrevistados, visando a determinar os fatores que os levaram a se sentirem excepcionalmente felizes e aqueles que os fizeram sentirem-se infelizes na situação de trabalho.
FatoresHigiênicos: se localizam no ambiente que rodeia as pessoas e abrange as condições dentro das quais elas desempenham seu trabalho. Como essas condições são administradas e decididas pela empresa, os fatores higiênicos são: o salário, os benefícios sociais, o tipo de chefia ou supervisão que as pessoas recebem de seus superiores, as condições físicas e ambientais de trabalho, as políticas e diretrizes daempresa, o clima de relações entre a empresa e as pessoas que nela trabalham os regulamentos internos, etc.
Fatores Motivacionais, pois estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que o indivíduo executa. Assim sendo, os fatores motivacionais estão sobre controle do indivíduo, pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha. Os fatores motivacionais envolvemos sentimentos de crescimento individual, de reconhecimento profissional e as necessidades de auto-reavaliação e dependem das tarefas que o indivíduo realiza no seu trabalho.

TEORIAS CONTEMPORÂNEAS SOBRE A MOTIVAÇÃO

As teorias apresentadas anteriormente, apesar de muito conhecidas, não resistiram a uma analise mais rigorosa. Há teorias contemporâneas que possuem fundamentação básica com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • MOTIVAÇÃO
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!