Motivação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
Disciplina: Metodologia Científica
Curso: Tecnologia em Gestão Pública
Aluno: Suzana Helena Fischer – RGM 309058

ATIVIDADE 2 – MOTIVAÇÃO

Digite aqui seu texto, observando as normas para as citações diretas, indiretas e referências, bem como a língua portuguesa.
Salve o texto com o título “Atividade 2 – Motivação”, em doc, e depois anexe.

MOTIVAÇÃO NOAPRENDIZADO ACADEMICO DE ADULTOS

RESUMO: O adulto necessita de diferentes técnicas no processo de aprendizagem, que diferem dos princípios utilizados no ensino de crianças ou adolescentes. A motivação é fundamental para garantir a atenção de alunos em qualquer faixa etária ou nível de aprendizado, mas as formas de aplicação e técnicas utilizadas diferem dependendo do publico alvo e método dainstituição.
São as mais variadas definições.
Maslow entende as necessidades dos seres humanos obedecerem a uma escala de valores a serem transpostos, ou seja, assim que o indivíduo realiza uma necessidade surge outra, exigindo que se busquem meios para satisfazê-la. É o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação.
A teoria de Henry Murray (1971), sobre asnecessidades manifestas, define-as como preocupações recorrentes com determinadas metas ou situações finais e as necessidades dotadas de dois componentes: direção e intensidade. Rejeitando uma hierarquia entre elas ele afirma: “múltiplas necessidades motivam simultaneamente o comportamento” e propôs mais de vinte necessidades, como por exemplo: realização, afiliação, defesa, deferência, ordem, autonomia,lealdade, domínio, apoio, mudança, resistência, diversão, sexo, entendimento e agressão.
Existe a motivação intrínseca é aquela que se origina de você mesmo, como sua dedicação, competência, comprometimento na realização de tarefas, etc. A motivação extrínseca é aquela proveniente de fatores externos, que são os recursos de trabalho que você recebe o salário, o meio físico onde você desenvolve atarefa, etc.
O campo torna-se vasto quando falamos em teorias e técnicas que auxiliem o aprendizado humano, mas, se em todo processo de aprendizagem elas são determinantes, no caso de um ensino a distância torna-se um fator imprescindível para seu êxito.
O interesse que o adulto tem e mantém na atividade desenvolvida é o motor que conduz o processo [...], o aluno adulto não é obrigadoinstitucionalmente a estudar, apenas o faz se e enquanto estiver motivado. Assim, torna-se essencial conhecer as suas motivações específicas para que a elas se atenda quando da elaboração de unidades didáticas e/ou cursos à distância (FERREIRA, 1985, p. 29).
Além de conhecer suas motivações específicas, é importante considerar os conhecimentos anteriores do aluno adulto para mantê-lo motivado.

O Ead éuma modalidade de educação capaz de atender um público diferenciado que dificilmente teria acesso à educação convencional. Desenvolver um curso nesta modalidade e manter os alunos envolvidos e motivados é, hoje, um grande desafio a ser vencido.
Como o horário profissional costuma determinar ao aluno adulto como integrar seus estudos em detrimento de seu tempo livre é preciso orientar o aluno aaproveitar espaços disponíveis e retomar estratégias de aprendizagem muitas vezes já esquecidas.
Além disso, “é importante uma avaliação constante para que o mesmo tenha feedbacks que confirmem quanto ao caminho a seguir”. (FERREIRA, 1985).
No contexto da educação à distância, a motivação passa a ter um significado especial, uma vez que os alunos se deparam com situações, muitas vezes novas. É ocaso da distância física entre professores, alunos e instituição em geral, bem como a necessidade do uso intensivo das tecnologias de comunicação. Nesse momento, é importante que se atente para a situação motivacional de cada aluno, pois, ela será o fator norteador das atividades e desenvolvimento dos alunos: necessidade de aprender assuntos específicos, envolvimento com outros alunos e com o...
tracking img