Motivação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A MOTIVAÇÃO HUMANA

O ser humano não é um ser estático e impassível à espera que o mundo à sua volta se modifique para que suas necessidades e desejos sejam supridos. Ele está em permanente movimento de construção e renovação de si mesmo, impulsionado por desejos e necessidades a fim de garantir não só a sua sobrevivência, mas a sua identidade humana. Dessa forma o homem “raramente estásatisfeito consigo mesmo e com seu nível de realização pessoal a cada degrau galgado na vida” (BERGAMINI, 1997, p. 108). A motivação sempre estará presente caracterizando o homem como um ser inacabado e em busca de algo. Sem considerarmos esse aspecto, tão essencial, estaríamos incorrendo no erro de proceder a uma análise parcial do comportamento humano.
Por não ser um conceito observável, amotivação é um constructo hipotético, sendo que seu estudo deu origem a várias teorias baseadas em diversos enfoques, embora haja o consenso entre os diversos autores que pesquisam o tema de que motivação é “tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, ou pelo menos, que dá origem a um comportamento específico” (CHIAVENATO, 2000, p. 88). Esse impulso, ou comportamento, éestimulado, ou motivado, por estímulos externos (provindos do meio) e também pode ser provocado dentro dos processos mentais da pessoa. Neste sentido dizemos que a motivação se relaciona com a cognição da pessoa, ou seja, por aquilo que ela pensa, sente, acredita e vê. Assim se argüirmos uma pessoa sobre os motivos que a levaram a agir de determinada forma, ou por que suas escolhas se orientam paratais objetivos e não outros, geralmente suas respostas serão traduzidas em termos de necessidades, desejos, receios. Por exemplo: Desejo de obter status social; receio de ficar desempregado; necessidade de ganhar um salário melhor, e assim por diante.
Obviamente que cada ser humano vive dentro de uma realidade subjetiva que lhe é própria, “privada e pessoal, cheia de sentimentos, emoções epercepções que não pertencem senão a si mesmo e que, portanto, a ele é dado orientar-se na direção que considere melhor” (BERGAMINI, 1997, p. 85), dessa forma podemos afirmar que as necessidades, estratégias de ação, valores sociais são diferentes de pessoa para pessoa, acrescentando-se que as necessidades, valores e objetivos também variam na mesma pessoa conforme o seu contexto social e histórico.Embora essas diferenças, a dinâmica da motivação, ou ciclo motivacional, é o mesmo para todos, ocorrendo apenas diferença nos resultados obtidos pela pessoa quando de suas ações, e conforme LEAVITT[1], citado por CHIAVENATO (2000, p. 89), existem pelo menos três suposições sobre o comportamento humano, a saber:

1. O comportamento é causado, ou seja, existe uma causalidade docomportamento. Tanto a hereditariedade como o meio ambiente influem decisivamente no comportamento das pessoas. O comportamento é causado por estímulos internos ou externos.

2. O comportamento é motivado, ou seja, há uma finalidade em todo comportamento humano. O comportamento não é casual nem aleatório, mas sempre orientado e dirigido para algum objetivo.

3. O comportamento éorientado para os objetivos. Subjacente a todo comportamento existe sempre um “impulso”, um “desejo”, uma ‘necessidade’, uma ‘tendência’, expressões que servem para designar os ‘motivos’ do comportamento.

A DINÂMICA DA MOTIVAÇÃO

A dinâmica da motivação, ou ainda o ciclo motivacional, geralmente é descrita como quando uma necessidade rompe o estado de equilíbrio do organismo, provocandoum estado de carência, desconforto, tensão. Esse estado orientará as ações da pessoa, de forma a livrar-se desse desconforto. Se essas ações são eficientes, dizemos que houve satisfação da necessidade e o organismo volta ao seu equilíbrio. Porém, e como já evidenciamos, o ser humano não é um ser acabado, e sua característica principal é a de estar sempre em busca de algo, portanto, movido a...
tracking img