Motivação

Páginas: 3 (522 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2011
Disciplina: Psicologia Organizacional
Professor: Maria Beatriz Bergamo Albernaz
Atividade: Motivação
Data de Postagem: 07/05/2010.

Considerando que Maslow cita o comportamento motivacional,explicado pelas necessidades humanas, podemos entender que a motivação é o resultado dos estímulos que agem sobre as pessoas, levando-os a ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímuloseja implementado, podendo ser externo ou interno.

Algumas observações importantes feitas por Maslow, que devem ser analisadas e que irão endossar o que apresentaremos a seguir, com base na pirâmidecriada por ele:



Necessidades Fisiológicas - constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo, etc.

 Necessidades de Segurança -constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga e o perigo.

 Necessidades Sociais - incluem a necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, detroca de amizade, de afeto e amor.

 Necessidade de Estima - envolvem a auto apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração, alémde desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo, independência e autonomia.

Necessidades de Auto Realização - são as mais elevadas, de cada pessoa realizar o seu própriopotencial e de auto desenvolver-se continuamente.

Sabendo-se também que poucas pessoas procurarão o reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas, apresentamos oseguinte plano de ação para ser utilizado na maioria das empresas.

1 - Necessidades Fisiológicas => Em primeiro lugar toda empresa deve dar ao empregado condições de alimentação, moradia, lazer edescanso. Um bom exemplo disso seria fazer um convênio, no qual o funcionário teria direito a massagem relaxante ou algo voltado para o bem estar físico/mental.

2 – Necessidades de Segurança => Toda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • MOTIVAÇÃO
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!