Motivação e qualidade de vida

Páginas: 18 (4258 palavras) Publicado: 4 de abril de 2011
MOTIVAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA: A PERCEPÇÃO DO RH NO OLHAR DOS FUNCIONÁRIOS

Íris Ferreira Santos Figueiredo¹

RESUMO

Esse artigo mostra alguns dos determinantes que motivam as pessoas e manifesta questões relacionadas á qualidade de vida, á remuneração dentre outros. Acreditamos que no ambiente organizacional tudo pode acontecer, através das relações que ali perpassam, num mundoacelerado, onde a competitividade está cada vez mais acirrada. Desenvolvemos esta pesquisa qualitativa buscando compreender a percepção dos funcionários da empresa pública sobre o setor de Recursos Humanos e a qualidade de vida como fator motivacional nesse ambiente corporativo. Após nos alicerçarmos nos objetivos de reconhecer qual a percepção dos funcionários da Cerb e dos terceirizados sobre o papel doRh e identificar o grau de qualidade de vida no ambiente de trabalho como fator motivacional dos funcionários públicos e terceirizados. Várias são as percepções descobertas, até então, não elucidada levando á várias indagações e várias reflexões.

Palavras chave: Recursos Humanos. Remuneração estratégica. Motivação. Qualidade de vida.

1. INTRODUÇÃO

Quando falamos em Recursos Humanos,estamos nos referindo ao setor efetivamente presente na vida profissional dos colaboradores com o papel de proporcionar melhorias, usando de transparência nos processos e atuando desde o recrutamento e seleção até a demissão, passando pelos treinamentos, avaliações e planos de carreira, entre outras atividades. Falar de Pessoas não é tarefa fácil uma vez que temos várias lacunas nas pessoas a serempreenchidas, pois são elas o fator principal no atingimento das metas, no crescimento de uma organização.
¹Pedagoga, pós graduanda em MBA de Recursos Humanos pela Facinter
Em uma época onde a globalização, a competição, o forte impacto da tecnologia e as rápidas mudanças se tornaram os maiores desafios externos, a vantagem competitiva das empresas está na maneira de utilizar o conhecimento daspessoas e colocá-lo rápida e eficazmente em ação na busca de soluções satisfatórias, visando o crescimento mútuo tanto das pessoas como da organização.
Buscando entender a aplicabilidade da área de Recursos Humanos na empresa, abrangendo a remuneração estratégica e o despertar da motivação das pessoas e abrangendo a qualidade de vida tão necessária num mundo competitivo, onde as emoções afloramno ambiente de trabalho através do estresse, da ansiedade, do medo, visamos assim uma compreensão maior no ambiente público, onde esses fatores são muito presentes, pois a empresa pública tem um estereótipo formado de serviços ruins, de procrastinação dentre outros adjetivos que o definem e o colocam na linha da mediocridade. Em se tratando de uma empresa pública e política, Como são tratadas asquestões relacionadas ás pessoas? Discorreremos sobre o assunto nas próximas páginas através de subtítulos, tomando como aporte teórico os autores citados e os assuntos debatidos nas disciplinas estudadas. O que se pretende nesse trabalho é Reconhecer qual a percepção dos funcionários da Cerb e dos terceirizados sobre o papel do RH, identificar o grau da qualidade de vida no ambiente de trabalhocomo fator motivacional dos funcionários públicos e terceirizados. Em se tratando de percepção Ferreira (2005) infere que é tudo aquilo que os nossos sentidos captam: estereótipos, tipos, conceitos. Na empresa não é diferente é assim que se processam os conceitos adquiridos através da política organizacional, da convivência, dos processos. O ambiente é percebido pelo colaborador que formula seusconceitos relacionados á organização e vivencia esses conceitos no cotidiano empresarial. Elegemos como objetivos para essa pesquisa: Reconhecer qual a percepção dos funcionários da Cerb e dos terceirizados sobre o papel do Rh e Identificar o grau de qualidade de vida no ambiente de trabalho como fator motivacional dos funcionários públicos e terceirizados da Cerb
2. RECURSOS HUMANOS E...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação e qualidade de vida
  • Qualidade de vida no trabalho e motivação
  • Qualidade de vida e motivação profissional
  • Qualidade de vida x motivação
  • Relação entre motivação e qualidade de vida no trabalho
  • Qualidade de vida no trabalho
  • Proposta de treinamento sobre motivação e qualidade de vida no trabalho
  • MOTIVAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA COMO FATORES DE OTIMIZAÇÃO DAS EMPRESAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!