Motivação para o trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Motivação Para o Trabalho

Conceito de Motivação

A Palavra Motivação deriva do latim “Motivus”, “Movere”, que significa deslocar-se, mover-se, sendo assim Motivação pode ser definida como a força, o impulso que nos move e direciona a um objetivo.

Existem várias teorias que procuram explicar as necessidades que são comuns a todas as pessoas, assim, não somente na área do pensamentofilosófico, como também, posteriormente, sugiram várias outras buscando explicar como motivar-se e como as empresas podem estar motivando seus funcionários, vamos citar algumas delas:

Teoria de Maslow . Teoria Hierárquica das Necessidades

Abraham Maslow, psicólogo norte-americano, apresentou uma teoria para explicar as razões da motivação, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadase dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência.
Este autor representou a sua concepção através de uma pirâmide em que, na base, estariam as necessidades fisiológicas, e, no cume, as necessidades mais elevadas, que seriam as de auto-realização.

As necessidades fundamentais seriam as necessidades básicas: as fisiológicas e as de segurança. Só depois de estasnecessidades estarem satisfeitas se ascende na hierarquia para satisfação de outras mais complexas e mais elevadas. Cada pessoa possui sempre mais de uma motivação e todos os níveis atuam conjuntamente no organismo. Todas as necessidades estão intimamente relacionadas com o estado de satisfação ou insatisfação de outras necessidades. Se não houvesse obstáculos, o ser humano progrediria na hierarquia até aotopo. Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. Esta teoria pretende entrosar aspectos motivacionais biológicos, psicológicos, sociais e culturais.

NECESSIDADES FISIOLÓGICAS - Constituem o nível mais baixo de todas as necessidades humanas, mas de vital importância. Sãoconsideradas necessidades fisiológicas a fome, a sede, o sono, o desejo sexual, a manutenção do estado interno do organismo, necessidades que constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie. A satisfação destas necessidades domina o comportamento humano. Assim se explica que pessoas esfomeadas arrisquem a vida para conseguir alimento. O comportamento do indivíduo tem a finalidade deencontrar alívio da pressão que essas necessidades produzem sobre o organismo.

NECESSIDADES DE SEGURANÇA - As necessidades de segurança manifestam-se na procura de proteção relativamente ao meio, bem como na busca de um ambiente estável e ordenado. O perigo físico provoca insegurança e ansiedade dominando o comportamento do indivíduo. Uma pessoa com medo prescinde da relação com os outros. Osmotivos da estima surgem só quando a pessoa se sente segura. Vejamos, por exemplo, o caso de um empregado que está numa forte relação de dependência com a empresa na qual trabalha. A ocorrência de ações administrativas arbitrárias podem, provocar incerteza ou insegurança no empregado, quanto à sua permanência no emprego. Se essas ações ou decisões transmitem sentimentos de descriminação,favoritismo ou alguma política administrativa imprevisível, podem tornar-se poderosos fatores de geração de insegurança no indivíduo.

NECESSIDADES SOCIAIS - As necessidades de afeto manifestam o desejo de associação, participação e aceitação por parte dos outros. Nas relações íntimas e nos grupos a que pertence, o indivíduo procura o afeto, a aprovação, procura dar e receber atenção. A sensação de nãoser aceite isola o indivíduo do meio e provoca uma queda muito forte na sua auto-estima.
NECESSIDADES DE ESTIMA - São as necessidades relacionadas com a maneira pela qual o indivíduo se vê e se avalia. A maior parte das pessoas da nossa sociedade tem necessidade ou desejo de uma valorização geralmente alta de si mesmos, com uma base firme e estável; têm necessidade de auto-respeito ou de...
tracking img