Motivação no processo de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA,CIÊNCIAS E LETRAS DE PARANAGUÁ

CACILDA SANTOS ALVES DE CARVALHO
GABRIELLA DOS REIS ROSA

O PERFIL DO PROFESSOR MOTIVADOR NA EDUCAÇÃO DAS SÉRIES INICIAIS

PARANAGUÁ
2011
FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE PARANAGUÁ

O PERFIL DO PROFESSOR MOTIVADOR NA EDUCAÇÃO DAS SÉRIES INICIAIS

Trabalho de Metodologia Científica para avaliação do4º bimestre do curso de Pedagogia do departamento de Educação da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá – FAFIPAR.


Professor: Vidal Perez

PARANAGUÁ
2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
1.1 TEMA
1.2 PROBLEMA
1.3 JUSTIFICATIVA 04
1.4 OBJETIVOS 05
1.4.1 Objetivo Geral 05
1.4.2Objetivos Específicos 05
1.5 ESTRUTURA 05
2 METODOLOGIA 06
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 07






















1 INTRODUÇÃO

A realidade educacional brasileira manifesta grande problemática. Problemas como a seletividade em relação ao ensino dado as séries iniciais, falta de conhecimentos efetivos sobre a tarefa deensinar, dificuldade do estabelecimento no critério avaliativo, falta de recursos, entre outros.
Dentre essas problemáticas do ensino está à dificuldade do professor em estabelecer uma relação consistente e de confiança com seus alunos. Essa relação é fundamental para entender as necessidades e dificuldades dos alunos.
Essas necessidades muitas vezes estão envolvidas com a forma doposicionamento do professor para envolver e prender a atenção do aluno em sua aula. Pois isso provoca a falta de desinteresse do aluno e assim acarretando dificuldades em sua aprendizagem.
Mas para que os alunos estejam envolvidos na sala de aula, deve ter a ação do professor motivador como agente para despertar o desejo de aprender. Esse desejo só vai se consolidar e criar mudanças efetivas, se advir dainterioridade do aluno criando uma autonomia para o desejo de saber.
“...as pessoas seriam naturalmente propensas a realizar uma atividade por acreditarem que o fazem por vontade própria, por que assim o desejam e não por serem obrigadas por força de demandas externas.”
(Guimarães, 2003, pg. 38).
Deve-se entender que a motivação é um processo pessoal, reflexivo e é fundamental que oprofessor entenda os fundamentos da aprendizagem e as teorias da motivação, criando assim novas formas de trabalho para obter resultados satisfatórios que acontecem de maneira gradual.
Por isso não podemos lidar com a motivação sendo um fator isolado da aprendizagem, pois tem um importante papel para o aluno despertar na aprendizagem independência, dando autonomia para ele buscar seus próprios e novosdesafios, deixando de lado o paradigma que o professor deve moldar seu aluno, ele somente abre caminhos para o aluno desenvolver e seguir e expandir seu conhecimento, sendo motivado para chegar a esse estado.
Através da motivação abrem-se novas alternativas para o aluno, então deve ser considerada como fator relevante no processo de aprendizagem e não somente fatores como inteligência, meiofamiliar e socioeconômico, embora ela esteja engajada dentro desses fatores.
1.1 TEMA

O PERFIL DO PROFESSOR MOTIVADOR NA EDUCAÇÃO DAS SÉRIES INICIAIS.

1.2 PROBLEMA

A posição autocrata do professor e falta de um relacionamento promotor de autonomia pode implicar no processo educacional?

1..3 JUSTIFICATIVA

Na busca por uma maior qualidade no processoeducativo, podemos relacionar vários fatores que são influentes, sendo estes sociais, psicológicos e biológicos.
Segundo Huertas (2001) entende-se como um processo psicológico, proporcionado por meios de componentes efetivos e emocionais gerando consequências como repetência e evasão escolar.
A escola é observada pela sociedade ocidental como um componente de socialização de importância e...
tracking img