Motivação nas organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL


















MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL
Teorias da Motivação.


































São Luis
2006





















MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL
Teorias da Motivação.













São Luis
2006SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO 04
2. O QUE É MOTIVAÇÃO 05
3. OBJETIVOS DA MOTIVAÇÃO 05
4. FATORES QUE LEVAM A AÇÃO 05
5. MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS 06
6. AS TEORIAS DA MOTIVAÇÃO 06
6.1 TEORIA DO CONTEÚDO 07
6.1.1 Pirâmede de Maslow 07
6.1.2 Hierarquia de Herzberg 09
6.2 TEORIA DO PROCESSO 11
6.2.1 Teoria Explicativa 11
6.2.2 Teoria do Reforço Positivo 12
7. CONCLUSÃO 13REFERÊNCIAS 14














1. INTRODUÇÃO


O objetivo deste trabalho é apresentar e definir o conceito de motivação e suas respectivas importâncias dentro das organizações e também no nosso dia a dia.

São muitas a teorias sobre a motivação e a satisfação das pessoas no trabalho e com o trabalho. Isto por si só, já demonstra a complexidade do assunto. Com a globalização, oaumento da competitividade entre as empresas e os custos de contratação e treinamento subindo para as alturas, nunca houve melhor ocasião do que agora para obter-se o melhor que os empregados podem dar. Para conseguir-se o melhor de cada funcionário, estes devem estar motivados. Essas motivações começam com um único princípio: compreender o indivíduo que se quer motivar. A competitividade e alucratividade das empresas, hoje, não estão mais sendo decididas por máquinas ou pela tecnologia ou pela capacidade de produção, mas sim pelas pessoas que trabalham nas empresas. Até a teoria da qualidade total, está em moda agora, passa pela motivação antes, pois se as pessoas não estiverem motivadas, não irão procurar melhorar sempre ou buscar o erro mínimo, etc. Portanto, a questão da motivação setornou de suma importância para as empresas e conhecer meios de manter todos os funcionários motivados a executar seu trabalho, é conhecer meios de buscar a qualidade total e meios de prosperar e obter o sucesso e os lucros da organização.











2. O QUE É MOTIVAÇÃO?



Segundo Megginson (1998) a motivação é um processo de induzir uma pessoa ou um grupo, cada qual comnecessidades distintas, a atingir os objetivos da organização, enquanto tenta também atingir os objetivos pessoais.

Compreender a motivação humana tem sido um desafio para muitos administradores e até mesmo psicólogos. Diversas teorias têm tentado explicar o funcionamento desta força que leva as pessoas a agirem em prol do alcance de objetivos, existem ainda muita confusão e desconhecimento sobre o queé e o que não é motivação.



3. OBJETIVOS DA MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL



De acordo Megginson (1998) a motivação se relaciona com a compreensão do “porque” do comportamento humano. Se tivermos algum conhecimento da razão pela qual as pessoas fazem o que fazem, poderemos melhor compreender, prever e influenciar esse comportamento. Embora haja vários fatores influenciando o desenvolvimentodo desempenho dos empregados em uma determinada empresa, um fator principal para atingir seus objetivos, tanto pessoais como da organização seria investir na motivação dos empregados. Visando que a motivação é tão individual como a personalidade e o comportamento humano, e assim com diferentes antecedentes, necessidades e aspirações, têm maneiras diferentes de encarar a motivação. Porém, certosprincípios e teorias de motivação possibilitam uma maior compreensão e previsão das reações das pessoas ao desempenhar suas tarefas, apesar da singularidade dos seres humanos.



4. FATORES QUE LEVAM A AÇÃO


1. Fatores externos ou extrínsecos: (O movimento)
O movimento é uma situação passageira. Só dura enquanto persistirem os estímulos que o geraram. Além disso, a eliminação...
tracking img