Motivação na organização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MOTIVAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO:
Um Aumento da produtividade e da auto-estima e melhora
dos relacionamentos dentro de uma organização.

Motivação é um termo que vem sendo empregado, geralmente, paradesignar os impulsos ou motivos que levam o ser humano a agir e vem sendo muito estudado por diversas correntes teóricas, principalmente pela psicologia, pressupondo que está ligado ao objeto deestudo dessa ciência: o ser humano.
O homem só emite algum comportamento se ele for recompensado (motivado) por alguma coisa ou alguém. Já nas teorias sugerem que os indivíduos tenham metas ouobjetivos e que lutam para atingi-los, ou seja, o próprio objetivo é a motivação. Existe a necessidade fisiológica do ser humano, cansaço, fome, calor, frio, entre outras, as necessidades fisiológicas serãosua motivação principal, por isso elas devem ser controladas corretamente, por exemplo, o cansaço é uma necessidade fisiológica do nosso corpo, temos que descansar diariamente, e ou fazer intervalos dedescanso, para que nosso corpo se recupere da sobre carga de trabalho.
A administração de recursos humanos de uma organização é o principal desafio para o alcance de seus objetivos, sendo que amotivação, neste caso, é um forte aliado para um desenvolvimento satisfatório. A falta de motivação dos trabalhadores pode ocasionar baixa produtividade, conflitos pessoais, greves, faltas ao trabalho,entre outros. Por outro lado, se o trabalhador for motivado, isso pode estimular sua criatividade, proporcionar um bom desempenho profissional, espírito de grupo, maior empenho no cumprimento de seusdeveres, aumento da auto-estima, dentre outros fatores.
Os fatores motivacionais são aqueles que estão diretamente relacionados com a tarefa ou com o trabalho a ser realizado e influenciamdiretamente a produtividade dos membros da organização. As relações interpessoais, as condições físicas no trabalho, o salário, a política organizacional, os processos administrativos, o sistema gerencial...
tracking img