Motivação na empresa

Páginas: 9 (2191 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

SAMARA RAQUEL GOMES TARGINO

MOTIVAÇÃO Nas organizações

Irecê-Bahia
2011

Samara raquel gomes targino

MOTIVAÇÃO nas organizações

Pré Projeto para elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, comorequisito parcial para a obtenção do título de Bacharelado em Administração.

Tutor Orientador: Ronismeri Tomeleri Calegari
Profª.: Luciane Soutello Koetz.

Irecê-Bahia

2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.... ................................................................................. 4
2. JUSTIFICATIVA................................................................................... 7
3. OBJETIVOS
1. Objetivo Geral ....................................................................... 8
2. Objetivo Específico .............................................................. 8
4. METODOLOGIA ..................................................................................9
5. CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO .................... 10
6. REFERENCIAL TEÓRICO .................................................................... 11
7. CRONOGRAMA ................................................................................... 15
8. REFERÊNCIAS ..................................................................................16
1. INTRODUÇÃOA década de 50 foi um período frutífero no desenvolvimento de conceitos sobre motivação. Robbins (2004, p.152) aponta três teorias específicas que foram formuladas, que embora sejam hoje muito questionadas em termos de sua validade, são ainda provavelmente as explicações mais conhecidas sobre a motivação dos trabalhadores: as teorias são a Hierarquia das Necessidades, as Teorias X eY e a Teoria dos Dois Fatores.
Devido sua complexidade vem-se estudando este tema tão revolucionário, que traz grandes preocupações para as organizações. Com a globalização e a modernização das máquinas e de seus equipamentos de trabalho, tecnologia de informação (TI) e outros fatores, tornou-se impossível para as organizações motivarem seus colaboradores com um simples abonosalarial ou décimo terceiro salário.
As organizações vêm desde a década de 50 procurando alternativas de manter seus colaboradores nos seus postos de trabalho, sempre acompanhando e baseando-se em teorias pesquisadas durante o século passado, que têm sido de grande relevância para o engrandecimento das organizações e de grande importância acrescentando maiores conhecimentos à naturezahumana. Pode-se citar alguns pesquisadores do tema como: Frederick Taylor, Elton Mayo, Kurt Lewin, Douglas McGregor, A. H. Maslow, Frederick Herzberg, Chris Argyris e Rensis Likert (KOONTZ, 1989).
- Frederick Taylor- no que se refere à motivação, procurou provar que os trabalhadores reagem a um incentivo-salário sob condições que reflitam uma apreciação meticulosa do ambiente, dosinstrumentos, da fadiga e do valor do trabalho.
- Elton Mayo – em 1927, Elton Mayo e seu colegas deram início ao seu trabalho pioneiro do comportamento industrial, interessados nas relações entre fadiga, monotonia e a situação de trabalho.
- Kurt Lewin – o estudo da dinâmica de grupo foi renovado no final da década de 30 e foi ele quem elaborou uma estrutura teórica para taisestudos, como psicologia organizacional e comportamento organizacional, confirmando a importância do controle do grupo sobre a produção.
- Douglas McGregor – na década de 60, ressaltou a importância de um administrador esclarecer suas posições acerca da natureza do homem dentro da situação de trabalho. Se o administrador compreendesse seus subordinados, ele seria capaz de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação nas empresas
  • Motivação nas empresas
  • Motivação nas empresas
  • Motivação nas empresas
  • motivação nas empresas
  • Motivação nas empresas
  • Motivação nas empresas.
  • Motivação nas empresas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!