Motivação intrínseca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento Organizacional

O Impacto da Motivação Intrínseca no Empenhamento Organizacional

Abstract

O presente trabalho intitulado “O Impacto da Motivação Intrínseca no Empenhamento Organizacional” foi executado no âmbito da unidade curricular semestral de Comportamento Organizacional I enquadrada na respectiva Área Científica de Psicologia, leccionada no 1º ano da Licenciatura emTecnologias Militares Navais da Escola Naval.
Possui como principal finalidade não só demonstrar de forma clara e objectiva a importância da motivação a nível intrínseco na prossecução de atingir objectivos, mas também identificar e compreender a sua aplicação ao nível das organizações, debruçando-se na forma como o indivíduo, enquanto parte integrante de uma estrutura organizacional, manifestadeterminados indicadores de empenhamento relativamente aos objectivos que lhe vão sendo propostos. É, em particular, o impacto deste nível de motivação, que se pretende qualificar e quantificar neste trabalho, de modo a obter respostas e retirar conclusões quanto ao desempenho que se pode esperar de cada unidade constituinte e consequentemente da performance, num ponto de vista global, do grupo emque está inserido.
Desta forma, será abordado inicialmente o conceito de motivação, estabelecendo-se o paralelismo entre motivação intrínseca e extrínseca, intimamente ligadas às várias teorias de conteúdo e processo. Contudo, para efectuar uma relação, é necessário assimilar o conceito de empenhamento organizacional, uma vez que se revela bastante importante e de relevo na compreensão do tema.
Adialéctica entre o empenhamento organizacional e a motivação intrínseca será analisada e estará continuamente presente ao longo do trabalho tendo como referencia vários autores e exemplos, bem como serão evidenciados os factores que promovem e asseguram a motivação intrínseca e o respectivo impacto nas organizações.

Índice

1. Introdução 1
2. Motivação 4
2.1 Definição de Motivação 4
2.2Caracterização de Motivação 4
2.3 Motivação Intrínseca 5
2.4 Motivação Extrínseca 5
2.5 Teorias da Motivação 5
3. Motivação Intrínseca e Empenhamento Organizacional 9
3.1 Empenhamento Organizacional 9
3.2 Relação entre Motivação intrínseca e Empenhamento Organizacional (Empenhamento Afectivo) 10
3.3 Factores que criam e sustentam a motivação intrínseca 12
3.4 Impacto da motivaçãointrínseca no empenhamento Organizacional 13
4. Conclusão 15
5. Bibliografia 18

Capitulo 1
Introdução

Os vários conceitos de organizações têm vindo, desde sempre a sofrer modificações não só relativamente ao que representam, mas também quanto à forma como são concebidos e até mesmo como são interpretados. Para serem compreendidas de um aspecto global, levaram a que os estudos e pesquisasdesenvolvidas acerca deste tema inevitavelmente se voltassem para a génese do problema, ou seja para a singularidade e complexidade do indivíduo enquanto elemento activo de um grupo organizacional.
A partir o início do século XX, as organizações vêm exigindo um novo estereótipo de trabalhador. Esse novo homem não somente se confronta e debate com a difícil tarefa de viver bem, mas se depara também coma necessidade de acompanhar os constantes avanços tecnológicos, além de enfrentar o desafio de estar sempre a par de uma imensa carga de informações. Ser um bom profissional, no sentido tradicional de eficiência, disciplina e lealdade, já não é suficiente para manter um emprego eternamente e assegurar estabilidade, é preciso algo mais, o que inclui a própria capacidade de renovar o seuconhecimento. Por isso, e pela necessidade de se mostrar disposto, satisfeito, e em constante inovação para o bom desempenho do trabalho, é necessário estar sempre motivado, pois toda pessoa motivada, se caracteriza por algo mais, impulsionando o desejo de fazer o melhor, inovar, criar novas condições e conduzir os imprevistos com tranquilidade, e acima de tudo, com criatividade.
O processo que envolve...
tracking img