Mosteiro de sao bento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DA ATIVIDADE CULTURAL: VISITA AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO MOSTEIRO DE SÃO BENTO EM SÃO PAULO.

Situado no centro de São Paulo, o Mosteiro de São Bento foi fundado no fim do século XVI, maisespecificamente em 14 de julho de 1598, mesmo ano em que os monges beneditinos chegaram ao estado, segundo é contado na história. O terreno que abriga sua sede, o mais antigo da cidade, foi doado peloCapitão-Mor Jorge Correia.

O fundador do mosteiro, o paulista Simão Luis, nascido em São Vicente, ficaria conhecido na história pela alcunha de Frei Mauro Teixeira, discípulo direto do PadreAnchieta. No local, que abrigara a taba do índio Tibiriçá, primeiramente foi erguida uma igreja em homenagem a São Bento.

No dia 15 de abril de 1600, a doação do terreno, bem como as intenções de ergueremum convento foram ratificadas pelos oficiais da Câmara. Além de toda a importância histórica que o mosteiro de São Bento carrega por si só, pode-se destacar também sua participação no episódio no qualserve de refúgio a Amador Bueno da Ribeira que ao ser declarado rei de São Paulo pelos espanhóis que, não querendo subordinar-se ao Português D. João IV, resolvem provocar a secessão da regiãoPaulista na tentativa de anexá-la à Espanha. Amador Bueno recusa o posto e reafirma sua lealdade a D. João, porém temendo ser preso por desacato, refugia-se no mosteiro beneditino. Pelo ato de lealdade, D.João concede-lhe a carta de El-rei como forma de agradecimento.

Em janeiro de 1650, por iniciativa de Fernão Dias Pais é construído o novo templo. As imagens de São Bento e de Santa Escolásticaencontradas atualmente na basílica, obra do Frei Agostinho de Jesus, datam desta época. Em gratidão, a Ordem Beneditina fez com que os restos Mortais de Fernão Dias e sua esposa fossem depositados nabasílica.

A partir de 1900, sob o comando de D. Miguel Kruse, surge o Colégio de S. Bento e em 1908, a Faculdade de Filosofia que seria a primeira do País. D. Miguel é responsável também pelas...
tracking img