Morte e vida severina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: literatura

Análise
Morte e Vida Severina me pareceu ser uma obra literária simples e significados profundos. O protagonista é um retirante, um nordestino de vinte anos que foge daseca e da vida sofrida e miserável do Sertão e que, caminhando às margens do rio Capibaribe em direção a cidade do Recife, tem a esperança de encontrar vida melhor.
No começo do poema o retirantese apresenta, o nome dele era Severino da Maria do Zacarias, sendo que o nome é muito comum por lá, sendo ele da Paraíba. Ao se apresentar, aparenta que todos os Severino são de alguma ou outra formaparecidos, principalmente pela miséria, pela alta dificuldade de vida no árido sertão submetidos á violência, a exploração dos coronéis do sertão. E com isso se sentem obrigados a ir para a cidade.Logo mais o retirante encontra dois homens carregando um corpo de uma vítima, que foi assassinado numa emboscada por causa de disputa de terras. Os carregadores do corpo parecem não se indignar porparecer comum.
Pelo caminho Severino quase se pedia devido ao rio Capibaribe que estava fino ou em alguns pontos completamente seco.
Um ponto bem abordado na obra foi a religiosidade, quando sefalou na pratica da reza do rosário e crença em benzeduras, o que se da a entender que os severinos eram bem devotos apesar das certas dificuldades.
O Severino retirante descobre que não encontrarátrabalho na cidade do sertão, porque só sabe lava terra ruim e plantar o algodão,, a mamona, a pita, o milho, e se viam obrigados a ir pra cidades grandes ou litoral deixando suas terras para os grandesproprietários.
Quando Severino chega a cidade procurando emprego, encontra uma senhora que o questiona o que sabia fazer, sendo com que só sabia
Depois de passar por terras áridas o protagonistachega a zona da mata, onde encontra um solo fértil, uma clima mais úmido e bons rios, onde ele queria plantar, mas ñ havia lugar para ele e nem pata qualquer outro Severino retirante, onde somente...
tracking img