Morte ao rei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Morte ao Rei
A Inglaterra passa, até o ano de 1645, por uma grande guerra civil que dividia o país. O Rei Charles I foi deposto de seu trono pelos puritanos, que ganharam assim a batalha contra a corrupção. Surgem dois heróis pós-guerra: General Thomas Fairfax e o General Oliver Cromwell. Ambos têm intenções de unir e reformar o país. Fairfax, membro da aristocracia, é uma espécie de elo entre ovelho e o novo governo, ele quer uma reforma moderada. Já Cromwell exige a execução do Rei. O rei Charles I, que fora deposto, acredita que o seu reinado foi roubado por Fairfax, e está determinado a reconquistá-lo. Lady Anne Fairfax, esposa de general Fairfax é uma simpatizante que se mantém fiel à monarquia. Fairfax passa a viver um conflito consigo mesmo, entre a fidelidade à esposa, LadyAnne, preservando assim sua classe social, e à causa revolucionária de seu companheiro Cromwell. Cromwell vai ficando cada vez mais agressivo e brutal, Fairfax percebe que precisa detê-lo, iniciando-se assim uma batalha onde a traição e a conspiração são as principais armas dos dois homens mais poderosos do país.
A nação que acreditava que o rei estava no poder pela vontade de Deus, agora depois darevolta e da derrocada da monarquia, percebera que o monarca na verdade não estava se importando muito com o povo. Percebe o quão mercenários eram os poderosos da época, que com o país em crise permaneciam ostentando sua riqueza, que vinha dos impostos altíssimos que eram cobrados pela corte.
O rei deposto, ainda consegue fazer algumas alianças na tentativa de reconquistar o seu trono, mas issonão impede que ele seja julgado e condenado a morte.
Uma passagem interessante do filme é quando Charles I se encaminhava para o local da execução e o povo tocava seus pés como se ele fosse o próprio Deus, porém quando Charles morre seu algoz Oliver Cromwell, diz a seguinte frase: “Vermelho. O sangue é vermelho como o nosso.”. O algoz está referindo ao sangue azul dos monarcas e ao ver osangue vermelho percebeu que a igualdade entre todos eles.
Todavia, podemos dizer que o filme “Morte ao Rei” nos dá uma dimensão do que acontecia no período do absolutismo.
Política.
Falar sobre Política não é uma tarefa fácil, o assunto é vasto, como inúmeras concepções. Mas a iniciar a falar de política podemos começar com uma definição, política é ciência da organização, direção,administração de Estados ou Nações.
A Política surge na Grécia Clássica, no período histórico no qual o pensamento mítico é substituído pelo pensamento racional. Vários fatores contribuíram o surgimento da política. O surgimento das pólis (cidade-estado) foi elementos que norteador para a criação das bases da política em berço grego. Esparta e Atenas são exemplos de cidades-estados que tinham administraçõesdivergentes, uma vez que os ideias de homens são diferentes, enquanto Esparta dá ênfase à força física, formando assim bons soldados; Atenas, onde nasceu a democracia, o enfoque é uma administração que buscar contemplar outras dimensões do individuo, como, por exemplo, a arte, a música, a literatura dentre outros.
A Política já surge obedecendo ao interesse de poucas cabeças. Platão tinha apreocupação de dizer que estava apto a governar eram os filósofos e reis, pois eles usavam o pensamento racional. A política na Grécia antiga surgiu pela necessidade de administrar as cidades. Da pólis surgiu a política.
Ao escrever o livro o “Príncipe” contribuiu não só para a política da época, mas também vêm norteado grandes políticos até nos dias de hoje. O livro traz princípios de comoconquistar e manter o poder. O Príncipe é considerado o livro de cabeceira de grandes políticos.
Ao longo do tempo, a política foi se transformando, porém sem perder a sua essência, a forma de persuasão política, a forma de governar com tempo foi apenas aperfeiçoada. Tornando assim a política uma continua evolução e aperfeiçoamento das bases criadas na Grécia Clássica.
No decorrer da história a...
tracking img