MORTALIDADE INFANTIL

813 palavras 4 páginas
ANELISE STEFFEN

INDICADOR DE MORTALIDADE INFANTIL EM DOIS IRMÃOS DE 2010 A 2012

Porto Alegre – RS
JUNHO, 2014
INTRODUÇÃO

O coeficiente de mortalidade infantil (CMI), estimador do risco que as crianças nascidas vivas têm de morrer antes de completar o primeiro ano de vida, é reconhecido como um indicador sensível às condições de saúde, nível de desenvolvimento e qualidade de vida da população(ANDRADE, 2006). É calculado dividindo-se o número de óbitos de menores de um ano pelo número de nascidos vivos de uma determinada área e lugar. O resultado é multiplicado por 1000.

JUSTIFICATIVA

A mortalidade infantil reflete a efetividade de intervenções governamentais no âmbito da saúde pública e sofre influência direta de modelos socioeconômicos adotados por um país. Portanto, a análise de suas variações geográficas e temporais pode subsidiar processos de planejamento, gestão e avaliação de políticas e ações de saúde voltadas à saúde infantil, representando importante instrumento de acompanhamento da qualidade dos serviços de saúde.

OBJETIVO GERAL

O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise do comportamento da mortalidade infantil no município de Dois Irmãos, usando como base as informações geradas pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade no período 2010 a 2012.

METODOLOGIA PARA COLETA DE DADOS Os dados foram coletados através do site www.saude.rs.gov.br, no link dados e estatísticas sobre a mortalidade infantil do municipio de Dois Irmãos, nos anos de 2010 a 2012.
REFERENCIAL TEÓRICO
A taxa de mortalidade infantil representa o número de óbitos em menores de um ano de idade, por mil nascidos vivos, na população residente em determinado espaço geográfico, em determinado ano. Essa taxa é constituída pelos componentes neonatal (menores de 28 dias de vida) e pós-neonatal (290 dia em diante). O coeficiente de mortalidade infantil é considerado por diversos autores e organismos

Relacionados

  • Enfermagem
    7268 palavras | 30 páginas
  • TESE - MORTALIDADE MATERNA
    34037 palavras | 137 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas