Morro bumba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MORRO DO BUMBA


imagem; aérea mostra a destruição no morro do Bumba, em Niterói (RJ)
Em pouco menos de uma semana, o número de mortes em razão das chuvas no Rio de Janeiro já supera a cifra de todo o restante do país desde janeiro. A atual tragédia, somada à de Angra dos Reis no último Réveillon, contabiliza 288 óbitos e 42 municípios afetados em 2010 no Estado, segundo dados da DefesaCivil até as 22h30 desta sexta-feira (9). Apenas nesta semana, mais de 200 pessoas morreram.
A tragédia ainda deve ser maior se concretizada a estimativa de que, no morro do Bumba, em Niterói, cerca de 200 estejam soterrados. Nas palavras do governador Sérgio Cabral (PMDB), a situação é "estarrecedora". “A responsabilidade é de todos nós. Não só autoridades, mas de toda a sociedade. Não quero fazercatarse de culpados, essa demagogia de ocupação irregular não vale à pena”, afirmou ao visitar na sexta-feira o local, um antigo lixão ocupado irregularmente.
Investimentos no direito à moradia, as favelas de Niterói cresciam em áreas de encosta, dentre elas o Morro do Bumba e Morro do Céu. A respeito de estudos realizados naquela região pela área de geociências da Universidade Federal Fluminenseque apontam o risco de contaminação por resquício de lixo tóxico e perigo de deslizamento, bem como ignorando o mapeamento de outras áreas de risco no município de Niterói, a administração pública preferiu se omitir e optar por assumir o risco do resultado negativo, culminando com mais de uma centena de mortos e milhares de desabrigados, com trinta pontos de desabamento. Assim, o grande dilemaatual é achar um ponto de equilíbrio no atendimento aos desabrigados das chuvas, sem sacrificar a justiça, servindo a outros motivos escusos como, por exemplo, ocultar a pobreza, transformando-os numa espécie de ―exilados‖ em abrigos longínquos ou em municípios vizinhos. Partimos do pressuposto que, o modelo de justiça restaurativa ambiental e social adotado pelo Município, apoiado pelos Governos doEstado e Federal, deve ter um caráter Ao longo das últimas décadas, enquanto o governo niteroiense permanecia alheio para a necessidade de ações direcionadas e híbrido, fundamentado na primazia do reconhecimento individual e coletivo, equilibrando meio ambiente e dignidade.
O MORRO DO BUMBA, que deslizou esta madrugada em Niterói, não era um montanha de terra e rochas, daquelas que a genteconhece. ERA UM MONTANHA DE LIXO ACOMULADO. Exatamente: durante décadas, a região recebeu os detritos dos niteroienses; encheu de lixo e o aterro foi coberto e desativado. Em seguida, chegaram as pessoas e, vendo aquele terrenão baldio dando sopa, construíram suas casas em cima..
O Estado nem pode dizer que não sabia, veja a foto: tem poste de luz instalado. Muito provavelmente tinha água encanada,afinal não é lá muito fácil achar água potável cavando poço num ex-lixão. A comunidade está no local há, pelo menos, vinte anos.
A humanidade vem passando por evoluções profundas na ciência e tecnologia, mas nada disso vai ajudar na nossa permanência na Terra, tenha certeza ESTAMOS TRANSFORMANDO NUM BANDO DE COVARDES, IRRESPONSAVEIS, individualistas, GANANSIOSOS E OMISSOS. Permitir que semelhantesse estabeleçam sobre montanhas de lixo por décadas, sem ao menos tentar impedir ou remover, passa de qualquer limite aceitável de leniência e descaso. Descaso de todos: meu, seu, deles.
Essa chuva no Rio de Janeiro ainda vai trazer muita sujeira à tona.





ILHAS DAS FLORES




Premiado Curta-Metragem que mostra as contradições sociais do Brasil por intermédio da rede de produção detomates. A acompanha a produção, passando pelo transporte, consumo (como molho de tomate), até a descarte no lixo (dos que não prestaram para o molho), onde não servirão de alimento parta porções- que têm dono- mas para seres humanos- que não têm nenhum dinheiro. Trabalho individual sobre o filme Ilha das flores .
-O nome desse filme passa para nós ama idéia contrária a que o filme relata. O...
tracking img