Morisco: investindo no novo mercado potencial – idosos.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O presente artigo tem como objetivo analisar a moda íntima feminina no mercado brasileiro tendo como foco a marca de lingerie escolhida Morisco. Foi estudado seu posicionamento no mercado focando mulheres com idade a partir de 60 anos. Foram realizadas pesquisas primárias e secundárias, sendo elas, pesquisas exploratórias, pesquisas de observação e uma pesquisa quantitativapara melhor conhecer a consumidora da marca. Diante das observações obtidas constatamos que esse grupo modernizou–se e as lingeries customizadas ganharam espaço no guarda roupas destas consumidoras.

Palavras Chave: Lingerie. Mercado. Morisco
Introdução


O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise do mercado de mulheres com idade a partir de 60 anos, focando a marca escolhida delingerie “Morisco”.
Realizou-se pesquisa por meio de dados secundários, e uma revisão bibliográfica com autores como Kotler, Aaker, Faria, Garcia, para o embasamento teórico desta pesquisa. Os dados primários foram analisados mediante questionário estruturado aplicado a 10 consumidoras da marca. Esta pesquisa não seguiu critérios rigorosamente científicos, pois se trata de uma amostragem dopublico alvo da marca. Em tempo, para melhor compreensão da identidade da marca e do seu consumidor e de seu marketing mix, realizou-se pesquisa de observação no ponto de venda.
O Panorama do mercado de roupa íntima no Brasil
O macroambiente consiste em forças maiores que afetam todo o microambiente. Forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais. As mesmas oferecemoportunidades e ameaças para a empresa. As principais forças que interferem diretamente no sucesso ou no fracasso da empresa são: o ambiente demográfico, que engloba dados estatísticos, o ambiente econômico, que consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto dos consumidores, o ambiente natural ou climático, com a mudança de estações e disponibilidade de recursos naturais,por exemplo, o ambiente cultural, como costumes, crenças, o ambiente político- legal, que é constituído por leis, agências governamentais, grupos de pensão e o ambiente tecnológico que estão diretamente ligados, pois tendo como base o segmento lingerie podemos ver seu desenvolvimento ao longo do tempo.
Os bacharéis Marcelo Rino e Diego Lima, desenvolveram um estudo sobre o impacto dos nossos atossobre a natureza, e constataram que atualmente são usados três tipos de tecidos sustentáveis no mercado de lingerie, o orgânico, modal e malha. O algodão não passa por nenhum processo químico durante sua produção, já a malha de bambu é resultado da fibra da planta, que possui o fácil cultivo, quase parecido com o processo do modal, que tem como matéria prima a celulose.
O mercado de lingerie estáem ascensão no Brasil, as peças se tornaram populares entre as consumidoras, que dão importância igual a lingeries, roupas e sapatos. Atentas a este poderoso mercado, varias marcas apostam em lojas exclusivas para se fortalecerem não só no mercado brasileiro, mas também internacional. (William Miron, 2006.) O sexo feminino representa 37% do consumidor final, pesquisa realizada pela entidademundial de marketing no varejo (POPAI) em 2006.
Com as transformações da cultura, da sociedade e do comportamento do consumidor, a lingerie mesmo escondida, se transformou, criando novos modelos, inovando nas cores e materiais e estilos, e conquistou consumidoras que chegam a gastar com roupas intimas tanto quanto gastam com outras peças do guarda-roupa.
O mercado de vestuário é dividido emsegmentos de mercado, segundo o Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), sendo um deles segmento de lingerie que possui grandes pólos no Brasil. São eles: Nova Friburgo no Rio de Janeiro – é a capital da moda íntima no Brasil, contabilizando um faturamento anual que gira em torno de R$ 600 milhões. Esse pólo engloba também Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Duas Barras e Macuco, alem das...
tracking img