Morfologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (744 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: __________________________________________________
Data: ___________________ Professor: ______________________

Objetivos: Desenvolver as habilidades de leitura e interpretação de texto,bem como treinar a classificação morfológica de algumas palavras.

Interpretação de texto e análise morfológica

Texto
ÁreaInterna

Morava no terceiro andar, até aí tudo bem, principalmente quando ficava na janela da frente. Nos fundos, era um inferno: não havia vizinho, do quarto andar pra cima, que não jogasse lixo nasua área. Sua mulher era uma dessas conformadas que só existem duas no mundo, sendo que a outra ninguém viu:
— Deixa isso pra lá, Antônio, pior seria se a gente morasse no térreo.
Antônio não secontrolava, ficava uma fera quando via cair cascas de banana, de laranja, restos de comida. Em época de melancia, ficava quase louco; tinha vontade de se mudar. A mulher procurava contornar:
— Tenhacalma, Antônio, daqui a pouco as melancias acabam e você esquece tudo.
Mas ele não esquecia:
— Acabam as melancias, vêm as jacas; acabam as jacas, vêm os abacates. Já pensou, Marieta? Caroço deabacate é fogo!
Um dia chegou na área, tinha até lata de sardinha. Procurou pra ver se tinha alguma sardinha, mas a lata tinha sido raspada. Se queimou. Falou com o síndico, ele disse que eraimpossível fiscalizar todos os quarenta e oito apartamentos pra ver quem é que atirava as coisas. Pensou em fechar a área com vidro, pediram uma nota firme e, se não decidisse dentro de sete dias, ia ter umacréscimo de trinta por cento. Foi à polícia dar queixa dos vizinhos, o delegado achou muita graça, disse que não podia dar educação aos vizinhos e, se pudesse, daria aos seus, pois ele morava no andartérreo e era muito pior. Antônio voltou para casa inconformado, afinal devia haver uma solução para tamanho abuso.
Uma noite, teve uma ideia genial: desenhou um cartaz enorme e pregou na parede,...
tracking img