MORFOLOGIA

907 palavras 4 páginas
>Lenticelas
 São proliferações de células da periderme, que apresentam muitos espaços intercelulares. São úteis para trocas gasosas. As lenticelas podem estar associadas aos estômatos ou surgirem em outros locais no caule, e raramente, em frutos.
Meristemas apicais
 Responsáveis pelo crescimento primário da planta. Formam os tecidos meristemáticos: Protoderme: dará origem a epiderme. Meristema Fundamental: dará origem aos tecidos fundamentais. Procâmbio: dará origem aos tecidos vasculares.
>TECIDO VEGETAL DO CAULE ;
Tecidos complexos ,Epiderme ,Floema ,Xilema.
>Distribuição dos Meristemas apicais no caule
A presença de folhas, ramos e gemas axilares, torna o meristema apical do caule mais complexo. Suas células meristemáticas organizam-se de maneira a estabelecer esses primórdios de folhas e ramos. Outra característica é a criação de novas gemas apicais, que serão destinadas aos ápices dos ramos laterais.
>Túnica-Corpo
Túnica: com divisões anticlinais. Promove a cobertura do ápice. Corpo: apresenta divisões anticlinais e periclinais, promove o preenchimento do ápice caulinar.
Apresenta:
1. CMC: Células-Mães Centrais (poucas divisões);2. MP: Meristema Periférico (muitas divisões), forma o procâmbio e parte do meristema fundamental;3. MM: Meristema da Medula (muitas divisões), forma a medula. MP
< Regiões do caule
 Epiderme: viva, espessada no lado externo e com cutícula. Córtex e Medula: vivos, clorofilados e amplos espaços. Cilindro Vascular: transporte de substâncias. Xilema: forma um anel (dicotiledôneas), que circunda a medula; Floema: ocorre, em geral, externamente ao xilema. Estelo: protostélico, Sifonostélico (Eustelo e Atactostelo)
> Dicotiledônea
Caules de dicotiledôneas apresentam os feixes vasculares formando um anel, que pode ser “contínuo” ou compartimentado por grandes espaços interfasciculares.
>Monocotiledônea ; Em monocotiledôneas os feixes vasculares não formam anel, apresentando-se distribuídos em feixes, por todo o

Relacionados

  • soldagem
    24622 palavras | 99 páginas