Morfologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A morfologia urbana é o estudo da estruturas, formas e transformações da cidade.
Em urbanismo, uma cidade é considerada como um ser vivo, que se transforma a cada segundo e como tal possui funçõesvariadas, criadas por inúmeros indivíduos e com uma velocidade imperceptível[carece de fontes?].
Uma imagem física urbana é composta de cinco elementos: vias, limites, bairros, cruzamentos e ícones(ou monumentos).
Os elementos móveis são as pessoas e suas atividades.

HIERARQUIA VIÁRIA
Volto a falar sobre o espaço público. As Vias Públicas, assim denominadas as ruas, avenidas, vielas, etc.são classificadas e colocadas em Hierarquia Viária. Eis algumas dessas classificações.
Para a cidade de Cascavel, PR, o Plano Diretor diz o seguinte:
I. VIAS EXPRESSAS REGIONAIS - Compreendem asrodovias junto ou próximas à malha urbana.
II.VIAS ESTRUTURAIS - Formam a estrutura viária principal da cidade, destinadas a receber a maior carga de tráfego, definindo os principais acessos da cidade eligações interurbanas.
III.VIAS PERIMETRAIS - Conjunto de vias para o fluxo de tráfego pesado, limitando a sua circulação na periferia da área central.
IV.VIAS COLETORAS - São as vias que recebem edistribuem o tráfego de vias locais e alimentam as vias estruturais. Formam o itinerário das linhas de transporte coletivo.
V. VIAS LOCAIS - São as vias de unidade de residência, cuja função básica éde formar o itinerário de veículos das vias coletoras às habitações.
VI. VIAS DE PEDESTRES - São as de uso predominantemente de pedestres e dotadas de equipamentos adequados para esta finalidade,desde que garantido o trafego de veículos em toda a sua extensão.
Para Morada Nova (cidade?) a classificação é a seguinte:
Vias Expressas:
São vias que apresentam elevado padrão de fluidez, sendodestinadas a atender grandes volumes de tráfego de média e longa distância, de passagem, e a ligar os sistemas viários urbanos, rurais e regionais.
Vias Arteriais:
As canalizar o tráfego mais rápido...
tracking img