MORFOLOGIA E FISIOLOGIA ANIMAL 1 Tecido Muscular

494 palavras 2 páginas
1. Qual é a função do tecido muscular?
O tecido muscular é responsável pelos movimentos do corpo.
2. Quais os três tipos de tecido muscular existentes? Diga suas características morfológicas e onde ocorrem.
Tecido Muscular Estriado Esquelético: Realiza contração forte, rápida, descontínua e voluntária. Está presente em maior quantidade no corpo humano, está preso ao nosso esqueleto através dos tendões. As células são cilíndricas, o núcleo periférico, muito longas e estriadas, contendo filamentos de actina e miosina.
Tecido Muscular Estriado Cardíaco: Realiza uma contração rápida, forte e involuntária. Esse tecido é encontrado apenas no coração. Assim como no músculo esquelético, as células são longas, núcleo periférico, cilíndricas e estriadas, porém o músculo cardíaco é ramificado.
Tecido Muscular Liso: Ele realiza uma contração fraca, lenta e involuntária. Encontra-se revestindo órgãos internos e também na parede de vasos sanguíneos. São células fusiformes, possuem o núcleo central, não possuem estrias e as células se organizam em aglomerados.
3. Defina: sarcolema, sarcoplasma, epi, peri e endomísio.
Sarcolema é a membrana plasmática das células do tecido muscular estriado. O sarcolema envolve o sarcoplasma, que é o citoplasma da célula muscular, e tem capacidade de se estender. O perimísio é uma bainha de tecido conjuntivo que pode agrupar de 10 a 100 fibras musculares individuais em fascículos. O epimísio é uma camada de tecido conjuntivo que envolve todo o músculo. Endomísio é uma camada de tecido conjuntivo que encobre uma fibra muscular e é composta principalmente de fibras reticulares.
4. Que estrutura é encontrada no citoplasma da fibra muscular?
No citoplasma da fibra muscular são encontradas miofribilas.
5. Defina miofibrila e explique sua ultra-estrutura.
São organelas tubulares dispostas em feixes longitudinais que preenchem quase totalmente o citoplasma das células musculares, em contacto com as extremidades do sarcolema e são responsáveis pela

Relacionados