Morfologia Miscroscópica - Principais patologias

2163 palavras 9 páginas
Morfologia Miscroscópica - Principais patologias
Sinopse
HISTOPATOLOGIA – CALCIFICAÇÃO DISTRÓFICA

A calcificação patológica ou mineralização patológica é um processo comum em uma ampla variedade de estados de doença. Implica no depósito anormal de sais de cálcio em combinação com pequenas quantidades de ferro, magnésio e outros minerais. Quando o depósito ocorre em tecidos mortos ou que estão morrendo, é chamado de calcificação distrófica, que ocorre na ausência de desarranjos metabólicos de cálcio. Ao contrário, o depósito de sais de cálcio em tecidos normais é conhecido como calcificação metastática e quase sempre reflete algum distúrbio no metabolismo do cálcio (hipercalcemia). Vale ressaltar, que apesar da hipercalcemia não ser um pré-requisito para a calcificação distrófica, ela pode exacerbá-la.
A calcificação distrófica é mais freqüente do que a metastática e ocorre de maneira mais localizada, em especial no tecido conjuntivo fibroso hialinizado de lesões antigas de progressão lenta, como na parede de vasos esclerosados devido à presença, por exemplo, de uma placa de ateroma.
HISTOPATOLOGIA – CONGESTÃO PASSIVA

Os temos hiperemia e congestão indicam um aumento local do volume de sangue em um determinado tecido. A hiperemia é um processo ativo resultante do fluxo sanguíneo aumentado devido à dilatação arteriolar. O tecido afetado apresenta-se mais avermelhado do que o normal por causa do aumento do fluxo de sangue oxigenado. A congestão e um processo passivo, resultante de um retorno venoso insuficiente. Este processo pode ser sistêmico, como na insuficiência cardíaca, ou local resultante da obstrução venosa isolada. O tecido apresenta uma coloração vermelho-azulada (cianose), sobretudo à medida que o agravamento da congestão leva ao acúmulo de hemoglobina desoxigenada nos tecidos afetados.
A congestão do leito capilar esta intimamente relacionada com o desenvolvimento do edema, de forma que tais processos patológicos gerais estão quase sempre

Relacionados