Morfologia lexical

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (974 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Morfologia Lexical. SANDMANN, Antônio José [1].

Gilza da Silva Oliveira Cavalheiro[2]


Em “Morfologia lexical” de Sandmann (1997) o autor inicia seu texto com uma linguagem compreensiva,aproximando o leitor do que ele propõe enaltecer em suas demais linhas, em seus analíticos capítulos.
O autor declara que sua experiência de professor da disciplina de português possibilitou adescoberta que os usuários não encontram em geral dificuldades em segmentar graficamente o que se pode chamar as unidades lexicais de uma sentença ou de um texto.
O estudo da morfologia é então o estudo dapalavra, não das funções que ela pode desempenhar dentro da frase, o que seria objeto da sintaxe, nem de usa composição fônica ou silábica, o que seria tarefa da fonologia.
Neste trabalho o autorestudou, analisou a morfologia lexical, ou seja, analisou em que consiste a competência lexical do usuário da língua. Detalhando, é interessante saber como o falante-ouvinte ou escrevente-leitor entendeas palavras, e sua estrutura.
Apoiado em autores renomados na a área lexical, compreende que a competência lexical são divididos em dois aspectos distintos, mas que se completam: as regras deformação de palavras e as regras de análise estrutural. Quando o individuo absorve essas regras, ele entende e forma palavras novas, por este motivo as regras se interagem.
Sandmann (1997) relata que noobjeto de estudo da morfologia ou em competência lexical ocorre o confronto entre a abordagem dos conceitos desses temas e os enfoques diacrônico e sincrônico. As abordagens diacrônicas e sincrônicas nãodevem ser mescladas. Isso porque há fatos nas línguas que constituem pontos conflitantes entre as abordagens, segundo o autor, da “direcionalidade” do processo de formação de palavras.
No entanto,não se pode excluir uma nem outra, pois, esse critério implica dificuldades. Nesse sentido, para uma sequência linguística é preciso manter uma identidade fonológica e semântica, e também uma...
tracking img