MORFOLOGIA HUMANA- ANATOMIA MUSCULAR

2249 palavras 9 páginas
MORFOLOGIA HUMANA- ANATOMIA MUSCULAR

INTRODUÇÃO
No presente trabalho será abordado os músculos dos membros superiores do corpo humano, cujo está dividido em quatro segmentos: ombro, braço, antebraço e mão. Será descrito a inserção de origem, a inserção terminal, e a ação específica de cada músculo, capaz de ter movimentos de flexão, extensão, adução, abdução, rotação e circundução.

Os músculos do membro superior são divididos em quatro segmentos: ombro, braço, antebraço e mão. A seguir será feita a análise anatômica de todos estes segmentos.
Iniciando assim, no ombro há os seguintes músculos: deltóide, supra-espinhal, infra-espinhal, redondo menor, redondo maior, e subescapular.
Tratando mais especificamente de cada um, verifica-se que o deltóide (delta=triangular) tem sua inserção de origem (ponto fixo) na clavícula e escápula e sua inserção distal (ponto móvel) na tuberosidade deltóidea –úmero. Tem como ação: abdução do braço, auxilia nos movimentos de flexão, extensão, rotação lateral e medial, flexão e extensão horizontal do braço. Estabilização da articulação do ombro.
O supra-espinhal (supra= acima de; spinatos= espinha da escápula) tem sua inserção de origem na fossa supra-espinhal – escápula. E sua inserção lateral na faceta superior do tubérculo maior do úmero, e atua auxiliando o músculo deltóide a abduzir o braço.
O infra-espinhal (infra=abaixo de) tem inserção medial na fossa infra-espinhal da escapula, e inserção lateral na faceta média do tubérculo maior do úmero. Sua ação é a rotação lateral do braço.
Redondo menor sua inserção medial é na escápula e inserção lateral na faceta inferior do tubérculo maior do úmero, em sua atuação roda o braço lateralmente, estende e aduz o braço. Flete e aduz o braço.
Redondo maior (teres=longo e arredondado) sua inserção medial é na escápula e inserção lateral na crista do tubérculo menor do úmero. Este auxilia a estender o braço; ajuda na adução e rotação

Relacionados