Morfologia das estruturas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos explorar a morfologia das estruturas, estudando e exemplificando os elementos estruturais básicos, tentando, assim, associar a teoria aprendida em sala de aula e na pesquisa realizada, com a prática vivenciada em nosso cotidiano.
A morfologia das estruturas é um conjunto de elementos ligados entre si que tem a finalidade de suportar cargas e transferi-lasao solo. Como, por exemplo, prédios de moradias, máquinas etc. Os esforços externos ativos ou cargas que solicitam a estrutura despertam outros esforços internos e externos, devendo os elementos estruturais possuir vinculação tal que fique garantido o equilíbrio interior e o do conjunto.
A diante traremos as definições, classificações e alguns tipos de elementos estruturais básicos com imagensvistas em nosso dia a dia. 

2. DEFINIÇÃO

Estruturas são sistemas compostos de uma ou mais peças, ligadas entre si e ao meio exterior de modo a formar um conjunto estável, isto é, um conjunto capaz de receber solicitações externas, absorvê-las internamente e transmiti-las até seus apoios, onde estas solicitações externas encontrarão seu sistema estático equilibrante.


3. CLASSIFICAÇÃO

Oscomponentes de uma estrutura são chamados de elementos, barras ou membros estruturais, que devem ser capazes de receber e transmitir esforços. Eles se classificam como:
• Unidimensionais: Vigas, pilares, barras, travessas, colunas, cabos etc.
• Bidimensionais: Folhas: as lajes e as paredes.
• Tridimensionais: Sólidos, blocos etc.
Quanto aos Elementos Estruturais, eles podem ser classificadoscomo:
• Estruturas reticuladas (compostas de barras): Vigas, pórticos planos e espaciais, treliças planas e espaciais, grelhas, etc. As barras são os elementos em que uma das dimensões é bastante maior que as outras duas, as dimensões da seção são nitidamente menores que a extensão da sua linha central. Barras de forma prismática são retas e de seção constante.
• Estruturas de superfícies(folhas): placas (lajes), Chapas (paredes, vigas paredes), Cascas e Membranas. As folhas são os elementos em que uma das dimensões é bastante menor que as outras duas, a espessura é nitidamente menor que as dimensões da seção. As placas recebem cargas normais ao seu plano e as chapas na direção de seu plano.
• Estruturas de volume: Blocos de fundação, barragens de gravidade etc. São os elementostridimensionais em que as dimensões são de mesma ordem de grandeza.


4. ALGUNS TIPOS DE ELEMENTO ESTRUTURAL

Para caracterizar os elementos estruturais, abaixo, os principais tipos de acordo com a geometria e o tipo de esforço suportado.

4.1. Cabo
O cabo, geralmente feito de aço, é uma barra cujo comprimento é predominante, o que o torna flexível, ou seja, não apresenta rigidez nem àcompressão nem à flexão. O cabo apresenta resistência apenas quando tracionado, devendo ser usado em situações em que ocorra esse tipo de esforço, como em pontes (REBELLO, 2000).

Ponte João Isidoro França(PI) - Foto:Edilson Morais Brito

4.2. Arcos
Arcos são elementos estruturais bastante usados em obras da engenharia civil devido à sua capacidade de vencer grandes vãos sem colunasintermediárias. Pontes, galpões, hangares e ginásios são alguns exemplos de construções onde se verifica a aplicação desse elemento estrutural (REBELLO, 2000).

Arcos da Lapa (RJ) – Foto: Wikimedia

4.3. Viga
As vigas são os elementos da estrutura que recebem as reações das lajes, e eventualmente de outras vigas, e as transmitem para os pilares. São elementos geralmente horizontais, sujeitos a cargastransversais ao seu eixo longitudinal, trabalhando essencialmente à flexão. As vigas numa estrutura de concreto armado podem ser revestidas ou aparentes. Para edifícios residenciais e comerciais, com freqüência opta-se por esconder a estrutura, ou seja, o revestimento cobre as vigas e pilares. Há alguns anos atrás, era comum projetar vigas em quase todas as posições de paredes, o que levava a um...
tracking img