Morfologia da banana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BANANA




A palavra banana é originária das línguas serra-leonesa e liberiana (costa ocidental da África), a qual foi simplesmente incorporada pelos portugueses à sua língua.A banana é umaunanimidade mundial.Originária do Sudoeste da Ásia, é a fruta de mesa mais vendida em todos os países. No Brasil, um dos maiores produtores, a cultura ocupa 500 mil hectares. São Paulo, o terceiro maiorprodutor (depois da Bahia e do Pará), colhe 900 mil toneladas em 45 mil hectares, empregando 20.437 pessoas., é comercializada por dúzia, por quilo e até mesmo por unidade. É rica em carboidratos epotássio, médio teor em açúcares e vitamina A, e baixo em proteínas e vitaminas B e C.A banana é apreciada por pessoas de todas as classes e de qualquer idade, que a consomem in natura, frita, assada,cozida, em calda, em doces caseiros ou em produtos industrializados.A fruta verde é usada in natura com grande sucesso na desidratação infantil, depois de bem homogeneizada no liquidificador; seutanino, revestindo as paredes intestinais e do tubo digestivo, evita, por ação mecânica, que as células do órgão continuem se desidratando.
No meio rural é utilizada, ainda verde, como alimento deanimais, depois de cozida, para eliminar o efeito do tanino nos intestinos.A importância da bananicultura varia de local para local, assim como de país para país. Por vezes, ela é plantada para servir decomplemento da alimentação da família (fonte de amido), como receita principal ou complementária da propriedade ou como fonte de divisas para o país.Com freqüência, seu cultivo é feito em condiçõesecológicas adversas, mas, em vista da proximidade de um bom mercado consumidor, esta atividade se torna economicamente viável.
Há uma grande diversidade de cultivares, cujos frutos têm vários sabores eutilizações. O porte das plantas varia de 1,50 m a 8,0 m e seus cachos podem ser compostos por algumas bananas ou centenas delas.Merece realçar que seu tronco não é um tronco e, sim, um imbricamento...
tracking img