Morfologia celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As Dimensões Socioculturais da Modalidade e suas Interfaces com a Sociedade de Consumo e com a Mídia

3

1. OBJETIVOS
• Analisar e a compreender as questões relacionadas às interfaces do esporte em geral – e, mais especificamente, da modalidade basquetebol – com os valores da sociedade de consumo e com a mídia. • Entender como essas interfaces influenciam as diferentes formas deconsumo e as práticas desportivas na contemporaneidade.

2. CONTEÚDOS
• • • • • Conceito de esporte. Conceito de sociedade. Conceito de mídia. Tipos de mídia. A influência do jornalismo esportivo no consumo e na prática desportiva.

EAD

142

© Basquetebol

• A unitransmissão desportiva. • As relações do basquetebol com a mídia.

3. ORIENTAÇÕES PARA O ESTUDO DA UNIDADEAntes de iniciar o estudo desta unidade, é importante que você leia a orientação a seguir: 1) Leia a unidade com bastante atenção e de forma crítica, procurando identificar no texto como o autor retrata as relações do esporte, da mídia esportiva, as relações de consumo da sociedade contemporânea, e como tudo isso influencia no esporte (lembre-se que este esporte é tido como amador).2) Aproveite as questões autoavaliativas presentes no final desta unidade para ampliar e aprofundar sua reflexão sobre o tema.

4. INTRODUÇÃO À UNIDADE
Nesta última unidade, estudaremos os processos e as dimensões socioculturais do basquetebol e suas interfaces com a sociedade de consumo, observando também a atuação do profissional de educação física e doesporte em geral (balizada por uma óptica sociocultural). Iniciaremos nosso estudo com a análise dos conceitos que marcam as discussões desta unidade – esporte, sociedade e mídia! No que tange ao esporte, três condições devem ser consideradas: os tipos específicos de atividades; as condições das quais depende para a realização das atividades; a dependência na orientação subjetiva dosparticipantes envolvidos nas atividades. Essas atividades devem ocorrer sob um conjunto particular de circunstâncias. A participação em atividades físicas pode
Centro Universitário Claretiano

© As Dimensões Socioculturais da Modalidade e suas Interfaces com a Sociedade de Consumo e com a Mídia

143

acontecer em situações que vão do informal e desestruturado ao formal e oorganizado. Outro aspecto a ser considerado são as orientações subjetivas dos participantes. Muitas definições de esporte incluem a noção de uma atividade física. Em outras palavras, o esporte envolve o uso de atividades motoras, proeza física ou esforço físico. Isso, por si só, já delimitaria o próprio conceito, mas diferentes atividades físicas claramente têm diferentescaracterizações de habilidade motora, proeza ou esforço (BARBANTI, 2010). Está preparado para avançar? Vamos lá!

5. ESPORTE, SOCIEDADE E MÍDIA
Numa óptica sociocultural, uma sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes e que interagem entre si, constituindo uma comunidade. A origem da palavra “sociedade” vem do latim “societas”, umaassociação amistosa com outros. “Societas” é derivado de “socius”, que significa “companheiro”. Assim, seu significado está intimamente relacionado com aquilo que é social. Portanto, está implícito no significado de sociedade que seus membros compartilham interesses ou preocupações mútuas sobre um objetivo comum. “Sociedade” é muitas vezes usado como sinônimo para o coletivo decidadãos de um país governados por instituições nacionais que lidam com o bem-estar cívico (MAUSS, 1974). O termo "mídia" deriva do inglês “media”, que vem do latim, também “media”, plural de “medium” e que significa “meio” ou “forma”. No Brasil, usa-se mais comumente a palavra “mídia”, derivada da pronúncia inglesa, ainda que alguns prefiram a forma latina, “média”, que também é usada...
tracking img