Morfogenese do solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE EDUCACIONAL DE ARAUCÁRIA

Cristiano Sabião Elias da Silva Costa Filho Rafael da Silva Levandoski

MORFOGÊNESE DO SOLO, POLUIÇÃO E USO.

ARAUCÁRIA 2011

Morfogénese (português europeu) ou morfogênese (português brasileiro) é uma palavra com origens na língua grega, que significa "desenvolvimento da forma". Portanto, a Morfogênese do Solo diz respeito a formação e determinação daforma do solo.

5. SOLO
No início de sua formação, a 4,5 bilhões de anos, a Terra era uma bola incandescente, com temperaturas médias variando entre 500 e 600 graus celsius. Naquela época, a pressão atmosférica era 300 vezes maior que a atual, o que contribuiu para que a água, em estado gasoso, sofresse uma mudança de fase e se torna-se líquida. Devido a alta concentração de gases lançadospelas erupções vulcânicas, como o carbônico, o cloro e o enxofre, as precipitações que ocorriam naquele tempo eram altamente ácidas. Estas chuvas resfriavam a rochas em alta temperatura da crosta e iniciaram o lento processo de corrosão das mesmas, que existe até hoje, e que iniciou a morfogênese do solo como o conhecemos. Logo, os solos são na verdade sedimentos oriundos de rochas, cuja origem podeser vulcânica ou sedimentar (sedimentos que sob alta temperatura e pressão voltam a tornar-se rochas). Pode-se dividir o solo em solo propriamente dito, que seria a parte fértil, rica em nutrientes e microrganismos, e subsolo, que seria parte não fértil, situada abaixo do solo. Podemos tratar o solo como um composto de várias substâncias, que permitem o desenvolvimento da vida, tanto das plantascomo de microrganismos. “Elas [plantas] recebem, através das raízes, as quantidades necessárias de nitrogênio, potássio, enxofre, sódio, cálcio, magnésio, ferro, manganês, alumínio, cloro e silício, além de outras, em menores proporções..” [1]. O solo tem quatro funções principais, vitais para o homem: biológica, alimentar, de filtro e de fonte material.

5.1 FUNÇÃO BIOLÓGICA

2

O soloabriga numerosas espécies vegetais e animais. Diversos ciclos biogeoquímicos ocorrem no solo, que é parte integrante de vários ecossistemas. 5.2 FUNÇÃO ALIMENTAR O solo contém pequenas quantidades de alimentos minerais ( ferro, cálcio, magnésio, etc. ) e de matéria orgânica, além de água e ar, necessários a vida das plantas e animais. Quando nos alimentamos com vegetais ou animais, estamos ingerindoesses elementos vindos do solo e que são essências a nossa saúde.

5.3 FUNÇÃO DE FILTRO O solo é um meio poroso; assim, a água proveniente da chuva pode atravessálo. Ao percorrer esse caminho até as águas subsuperficial e subterrânea, a água vai se carregando de produtos solúveis, por meio de processos físicos, químicos e biológicos. O solo pode reter os agentes danosos ao homem utilizados naagricultura, mais até certo limite. Se esse limite for ultrapassado, os produtos são levados para água subterrânea e para os rios poluindo-os.

5.4 FUNÇÃO DE FONTE DE MATERIAL O solo é ao mesmo tempo fonte de material e suporte para as construções humanas. Além disso, muitos metais, como o alumínio, o ferro, entre outros, são retirados do solo. Em decorrência de seu uso pelo homem, o solo podesofrer graves danos, pois tem uma capacidade de suporte que muitas vezes é ultrapassada. É uma questão de equilíbrio entre a capacidade de uso, a renovação dos solos é a pressão antrópica. Se o uso é muito intenso, ou se é feito de maneira inadequada, o solo perde sua fertilidade pela diminuição das qualidades físicas, pela redução de nutrientes e matéria orgânica e também pelo acúmulo de sais. Hádiminuição da atividade biológica, o solo é erodido, compactado, há a formação de crostas em superfície e tanto o solo como as águas podem também ser poluído pelos agroquímicos utilizados na agricultura. O solo faz parte da paisagem, do meio natural. Da mesma maneira que as paisagens variam em função do meio onde se desenvolvem, o solo também é diferente de um local para outro. Os diferentes solos...
tracking img