Morango

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2- Produção de mudas:
A campo
Na produção de mudas de morangueiro, há necessidade de aquisição de plantas matrizes, oriundas de cultura de tecidos vegetais, das variedades que interessa produzir. Osolo deve ser corrigido e adubado, de acordo com a análise, incorporando-se o corretivo e melhorando as condições físicas do solo para um maior enraizamento e multiplicação dos estolhos. Depreferência, deve-se plantar as matrizes em terrenos que não foram cultivados com morangueiro e solanáceas.
O espaçamento mais utilizado para plantio das matrizes é o de 2 m x 1m ou 2m x 2m, sendo usadas de2.500 a 5.000 matrizes por hectare, com potencial de produção de 1.000.000 de mudas. Para cada muda plantada, deve-se adicionar cerca de 3 kg de esterco bovino curtido e 100 gramas de superfosfatosimples, por coveta.
Adquiridas as matrizes, deve-se plantá-las em dias frescos. Após o término da operação, é recomendado uma irrigação abundante.
Quando as mudas forem arrancadas, deve ser efetuada umalimpeza, aparando as folhas e reduzindo um pouco o sistema radicular, se for o caso. As mudas devem ser padronizadas quanto ao diâmetro da coroa.
Sem solo
Outro meio de multiplicação de matrizes éa utilização de canteiros suspensos em estufas, com a utilização de substrato inerte e/ou substrato para o enraizamento e desenvolvimento da muda. A fertilização é realizada através da fertirrigação.A mudas assim produzidas apresentam melhor sistema radicular, com redução substancial de doenças provocadas por fungos de solo.

3-Tratos Culturais:
O túnel plástico para o cultivo de morango vemsendo cada vez mais utilizado pelos produtores, ele evita excessos de chuva ou seca ou mesmo danos provocados por granizo.
Um filme plástico tem efeciência na indução de resistência e no controle dodesenvolvimento dos fungos; pode-se ter, além de tal ação duplamente protetora, um importante componente para o programa de manejo ecológico de controle integrado de doenças.

4-Principais pragas...
tracking img