Morango combate radicais livres - bioquimica

Páginas: 2 (464 palavras) Publicado: 4 de maio de 2013
Morango combate radicais livres
O vermelho contra os radicais
O irresistível morango acumula substâncias capazes de combater os radicais livres. É obrigatório para quem quer garantir anos e anos devida.
Basta sentir o aroma adocicado e a boca se enche de água. À primeira mordida, uma mescla de sabores levemente ácidos desperta ainda mais o paladar. É raro alguém não gostar de morango, afirmao engenheiro agrônomo Alexandre Hoffmann, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
Mais do que deliciosa, a fruta tem uma porção de compostos benéficos. Um trabalho do Instituto de Pesquisa emAlimentos da Noruega bota o morango como um dos alimentos mais ricos em substâncias antioxidantes, importantíssimas na queda-de-braço contra os radicais livres, que formam uma tropa de moléculascapazes de danificar as células estragos que, com o tempo, podem até detonar um câncer.
Entre os componentes mais badalados está o ácido elágico. Guarde esse nome complicado ele é superpoderoso. Trata-sede uma substância que tinge e protege os vegetais, explica a nutricionista Janine Ginani, que anda estudando frutos vermelhos na Universidade de Brasília (UNB). No nosso organismo o tal ácido evitadanos celulares, diminuindo a ameaça principalmente de tumores no aparelho digestivo. Esse é um dos motivos para o fruto ser cada vez mais associado à longevidade.
A bioquímica Edna Amante, professorada Universidade Federal de Santa Catarina, destaca a rica mistura de minerais. O morango contribui com fósforo, magnésio e potássio, diz. O trio de nutrientes é fundamental para o sistema nervoso eainda ajuda a manter por muito tempo a saúde muscular. Vale mencionar também a boa concentração de vitamina C. Em alta no nosso corpo, ela é capaz de blindar o sistema imunológico e afastar encrencascomo resfriados.
Para completar, a professora Jocelem Salgado, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo, em Piracicaba, aponta a riqueza em fibras. O morango...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Radicais livres
  • Radicais Livres
  • Radicais livres
  • Radicais livres
  • Radicais Livres
  • Radicais livres
  • radicais livres
  • Radicais Livres

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!