MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos deságios e como chegar lá. 5ª Ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

7802 palavras 32 páginas
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos deságios e como chegar lá. 5ª Ed.
Campinas, SP: Papirus, 2012.
RESUMOS
Capítulo 1 - A educação está mudando Radicalmente
Na educação de hoje, coexistem o atraso, a burocracia e a inovação. É importante ter uma visão realista, mas não desesperançada. Apostar mais na mudança, em novas possibilidades que se concretizem, do que no pessimismo corrosivo.
A educação é um processo de toda a sociedade, não só da escola, que afeta todas as pessoas, o tempo todo. Dessa forma, toda a sociedade educa, e desempenha simultaneamente o papel de educadora e aprendiz.
Atualmente, estamos numa fase de transição: nem estamos na sociedade industrial, embora mantenhamos muitas de suas estruturas organizacionais e mentais, nem chegamos plenamente ao modelo de sociedade do conhecimento, embora parcialmente incorporemos alguns dos seus valores e expectativas.
É muito difícil superar por completo o modelo de educação tradicional, pois ele, de uma forma ou de outra, deu conta das demandas educacionais até então, e ainda não possuímos um novo modelo bem aprovado, testado e universalizado. Além disso, vivemos uma tensão constante entre a previsibilidade do conhecido e o temor do novo. Desejamos mudar, mas nos sentimos confortáveis nos modelos conhecidos, nos rituais sempre repetidos.
Mas teremos que, mais cedo ou mais tarde, propor, implementar e avaliar novas formas de organizar processos de ensino aprendizagem, em todos os níveis e modalidades de ensino, que atendam às complexas necessidades da sociedade baseada na informação e no conhecimento, que inexoravelmente avança e ganha corpo.
Nesse processo de mudança, algumas questões são fundamentais:
a) Perfil dos professores: inovadores, criativos, motivados, capacitados, comprometidos e preparados para enfrentar permanentemente novos desafios. Precisa ter flexibilidade para adaptar-se a situações diferentes e sensibilidade para escolher as melhores soluções
possíveis

Relacionados