Moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Defina o que é Moral e explique por que as regras morais podem ser negativas?

Moral é um conjunto de regras de conduta assumidas pelos indivíduos de um grupo social com o objetivo de organizaras relações entre os membros desse grupo segundo os valores do que é bom, aceitável, e o que é mau e que não deve ser aceito. As regras morais podem ser negativas porque às vezes essas regras sãocriadas para beneficiar um grupo fechado segundo os seus interesses, ou seja, essas regras para a maioria são ruins. Outro fator é que o indivíduo acaba entrando em grupos em que ele acha algo igual emsi mesmo que aquele grupo crê, segue ou acredita, e ele acaba se isolando do demais que vivem na mesma sociedade.

2. O que é o sujeito moral e como nos tornamos sujeitos morais?
É o sujeito queinternaliza os valores morais do grupo a que pertence a partir da convivência com os seus iguais. Nos tornamos sujeitos morais a partir do momento em que somos “solidários”, isto é, aquele que reconheceno outro um seu igual e que, portanto, se reconhece a si mesmo no outro.

3. Como se formam os valores individuais?

É no contexto cultural de uma determinada sociedade (valores morais) que nósvamos selecionando nossos valores, a partir de exemplos pessoais de destaque na comunidade, na família, a partir de experiências pessoais, desenvolvimento cognitivo e amadurecimento cerebral. Osvalores vão se fixando independentemente se o referencial é positivo ou negativo. Os valores individuais não são escolhidos, eles se fixam a partir de nossa interação na comunidade e não depende de umavontade consciente do indivíduo.

4. Explique como deve ser a relação entre os valores individuais e os valores sociais.

5. O que é compromisso moral e porque ele é importante?
É o processo peloqual nos relacionamos com pessoas que têm valores que não coincidem com os nossos. O compromisso moral é o modo como lidamos com os valores dos outros. “Eu aceito que questionem meus valores para...
tracking img