moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDADE 1
Moral: é um conjunto de regras assumidas e aceitas, livres e conscientemente pelos individuos para a organização de um grupo social, segundo os valores do bem e do mal.
A moral respondeà pergunta: o que devo fazer? Portanto, é um conjunto dos nossos deveres que já estão internalizados em nossa vida desde o nosso nascimento (pela família, pela escola, igreja, sociedade e grupo socialao qual pertencemos).
A ética e a moral são construções sociais e históricas. Isto é, elas vão mudando de tempos em tempos e mudam,  também, quando há mudanças políticas, sociais e formas deconhecimentos que aqui iremos chamar de epistemologias. Isto quer dizer que, quando há mudanças na forma de conhecer, de compreender o mundo, as pessoas e todas as coisas os costumes também se alteram. Oumelhor: a ética e a moral são alteradas, modificadas de acordo com o tempo histórico e as relações sociais. 
Ética ou Filosofia moral: é a reflexão sobre noções e princípios que fundamentam a vidamoral. É o conjunto de princípios e valores que norteiam as escolhas, a ação moral. Qualquer escolha que o sujeito faça está fundamentada em um princípio ético.
Resumindo, a moral é um conjunto de regrasaceitas por um grupo que definem nossas escolhas em três dimensões: O que queremos fazer? O que podemos fazer? O que devemos fazer? Nem tudo que queremos fazer, podemos ou devemos. Em contrapartida,nem tudo que podemos e devemos... queremos!!! Como fazemos para decidir? O que irá nortear nossas escolhas, nossas decisões é, finalmente,  a ÉTICA (pode ser a cristã, não-cristã, profissional etc).Portanto, ética e moral não se separam. 
Amoral: É tudo aquilo que não é nem contrário nem conforme a moral, que é privado de qualificação moral. Ou seja, é toda pessoa que não tem senso do que sejammoral e ética, sendo a questão moral desconhecida ou estranha para este indivíduo, portanto, este “não leva em consideração preceitos morais”.
Imoral: É tudo aquilo que é considerado desonesto,...
tracking img