Moral x liberdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento:

A moral pode ser definida como o conjunto de conceitos elaborados e impostos pela sociedade, de acordo com a cultura e costumes de cada povo, visando a ordem e o bem estarsocial. Moralidade se baseia no mantimento de uma boa aparência e comportamento adequado, de acordo com o lugar e sua cultura. A conduta humana pode ser relativa ou absoluta, dependendo do lugar outempo em que se encontra. Exemplificando, dentro de um círculo social com algumas regras estabelecidas, se a sua conduta moral for baseada em uma cultura oposta ou diferente da do meio, ela poderá não seencaixar nos padrões da mesma, podendo ser julgado pela sua postura, passando por uma situação constrangedora ou de punição.
A liberdade consiste na condição de um indivíduo não se tornarsubmisso ao domínio de qualquer outra pessoa, portanto possuir o pleno poder sobre seus atos e sobre si mesmo. O desejo de liberdade está presente no ser humano naturalmente, relacionando-se a idéia deresponsabilidade e total controle de uma certa situação. Deve se ter um equilíbrio entre a liberdade total e a consciência dos atos, lembrando-se das conseqüências que os mesmos poderiam causar,interferindo, por exemplo, no seu futuro; lembrando que ao longo da vida somos responsáveis por nossas escolhas, como a da profissão, casamento e até mesmo compromissos políticos e religiosos. Para lidar comtal independência, necessita-se de um discernimento e valorização de tudo o que te acerca, é isso que torna o homem livre com a plena expressão de suas vontades.
Há uma relação de equilíbrio nomomento em que o sentimento de liberdade não é afetado diante das regras morais pré-estabelecidas. Sem a moral perdemos o “controle” do que nos trará conseqüências negativas, e sem a liberdade nossentimos muito presos a regras impostas por uma sociedade que vive nos dizendo o que é certo e o que é errado. Se não respeitarmos os limites da nossa liberdade, acabaremos respondendo por tais atos...
tracking img