Moral e etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

MAIARA RODRIGUES DE OLIVEIRA














Ensino fundamental de nove anos





















Maracaju
2008
MAIARA RODRIGUESA DE OLIVEIRA

















Ensino fundamental de nove anos











Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia – Módulo V, da UNOPAR -Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.
Orientador: Prof. Marlizete Cristina Bonafini Steinle
Tutor Eletrônico: Thalita Janaina de Oliveira Serrano
Tutor de Sala: maura












maracaju
2008
1 QUESTIONÁRIO:

1.1 Dados de Identificação:
Nome do professor: Janethe Fonseca
Nível de formação: PedagogiaIdade: 29
Escola: Particular
Série que atualmente atua: 2* ano
Nome da cidade: Maracaju
Nome do estado: MS


1)Descreva três duvidas que você tem sobre o ensino fundamental de nove anos.
Por que levar em maior consideração a idade, e tão pouco o conhecimento?
O que fazer com uma criança com desvantagem de aprendizado. Que não consegue acompanhar o restante da turma?2)Aponte três dificuldades encontradas por você durante a realização de sua pratica com as crianças (de seis anos) do 1 ano do ensino fundamental de noves anos.
As crianças chegam a escola ainda mais imaturas, individualistas e algumas até “mimadas” pode não aparecer, mas um ano faz muita diferença para um criança! Que em alguns casos nem estão preparadas.

3)Descreva três vantagens observadas porvocê durante a realização de sua pratica com as crianças (de seis anos) pertencentes a do 1 ano do ensino fundamental de noves anos.
Quanto mais cedo uma criança chega a escola e inicia a alfabetização mais cedo ela estará concluindo sua alfabetização e se adaptando ao novo ambiente (a escola).


2 ANÁLISE TEXTUAL


Esta recente alteração no Ensino Fundamental, foi o responsável por algunse grandes debates, por ser ou não ser uma mudança para o melhor!?! É claro que isso vai depender de pessoa para pessoa, existe o ponto de vista político e o ponto de vista pedagógico.
Essa nova lei também pode esta ajudando muito, a acaba com vitimas do trabalho infantil que seria algo mais do que bom!
As escolas ainda têm até 2010 para seadequar a essa nova lei, a expectativa agora é que, todos os professores tirem suas duvidas e atualizem seus conhecimentos durante esse tempo.
Durante a entrevista percebi que os professores ainda não se adaptaram totalmente e estão cheios de duvidas sobre essa novidade.
Como dito no modulo cabe ao professor saber que não se trata de transferir paracriança de 6 anos os conteúdos e as atividades tradicionais referente a 1série do ensino fundamental, mas se trata de dominar uma nova estrutura de organização de conteúdo em um ensino fundament6al de nove anos, considerando o perfil de seus alunos, sem perder de vista sua identidade, e de sua autonomia requisitos fundamentais para a criança de seis anos.
E uma das maioresduvidas dos professores esta sendo alfabetizar ou não a criança de seis anos de idade?!
As crianças de seis anos têm um interesse muito grande pela leitura e escrita, principalmente quando imitam o adulto escrevendo, ai o professor tem que aproveitar a curiosidade, o desejo e o interesse das crianças, utilizando a leitura e a escrita em situações significativas por meio de um ambiente alfabetizador quepermita à criança ter acesso ao mundo letrado, bem como interagir nele.


Sistemas de ensino. Prevista na Lei nº. 9.394/96, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e em uma das metas do ensino fundamental no plano nacional de educação, esta ampliação objetiva que todas as crianças de seis anos,
sem distinção de classe, sejam matriculadas...
tracking img