Moradia e qualidade de vida dos brasileiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto 1
Todo ser humano precisa de um território para viver, e nele, uma moradia onde possa dormir. Os humanos fazem suas moradias num território onde encontra trabalho do qual tira o sustento. Os civilizados disputam a mesma caça - emprego e/ ou trabalho - e, como na natureza, sobrevive o mais forte, que no caso é quem for mais capacitado. Em contrapartida, nossa moradia é o nosso territórioespecifico, onde ninguém que não seja da família tem o direito de "entrar". "Na minha casa, mando eu!". Eis uma das expressões que melhor demonstram o sentido de dono absoluto. A cidade é um compartilhar de vários territórios, às vezes, até superpostos que estabelecem redes de relacionamentos com diferentes tipos e qualidades. Mas cada cidadão preserva sua moradia conforme as características de suafamília e tem que pagar pelo seu conforto, saneamento básico, luz, etc. Para citar um exemplo, há condomínios com muitos apartamentos de idêntica planta baixa. Mas não há um igual ao outro, pois cada morador o decora de acordo com suas preferências e prioridades. Até mesmo numa família, apesar de todos dormirem na mesma moradia, cada um tem seu canto para dormir e um cantinho "secreto" onde guardasuas preciosidades. Resultado: cada um dos 6,5 bilhões de habitantes da terra tem seu cantinho indevassável - pelo menos nos seus desejos.
Ninguém suportaria viver se a cada noite que se aproximasse tivesse que procurar onde dormir. Mesmo os sem-teto sabem onde irão dormir, onde guardar suas preciosidades. Cada morador de rua tem seu território e o defende com unhas e dentes. Quem não temmoradia própria, paga aluguel ou invade e toma posse de locais onde possa dormir. E há pessoas que pagam aluguel não porque falte dinheiro para comprar a moradia, mas por um projeto financeiro.
Moradia e liberdade
O território dos jovens é onde possam ver e ser vistos por outros jovens, principalmente do sexo oposto. Eles precisam encontrar seus pares, pessoas com quem querem estar juntos ecompartilhar aventuras, competições, festas, esportes, disputas, falas, contestações e brigas, além de jogar, falar alto, gargalhar e uma inanidade de outras ações que podem criar na hora. Muitos deles acham enfadonho morar com seus pais, sobretudo em cidades pequenas. Não que a moradia seja detestável, mas é que o seu território fica muito restrito e assim sua performance social fica muito baixa.
Mas éfato que, independente da faixa etária de uma pessoa, ter moradia própria significa liberdade. Melhor ainda se ela for confortável, espaçosa, bem construída, bonita e saudável. Isso significa ter alta performance e não se viver assustado, apreensivo e temeroso.
No entanto, vale lembrar que para se ter alta performance em uma moradia seria necessário:
Ter o suficiente conforto material, com espaçoadequado para tudo e todos, numa convivência em que se respeite o "ser-no-mundo" de cada um;
Estar bem situada para receber boa ventilação e exposição ao sol;
Ter boa localização, suficientemente longe do barulho e adequadamente perto dos locais mais necessários para a família;
Oferecer boa segurança para dormir tranqüilo sem sobressaltos de medo ou sustos;
Ser, enfim, o local onde todos osfamiliares tenham prazer em voltar para ela e nela viver.
Confira mais assuntos como este no Quem Ama, Educa, todas as quintas-feiras, às 21h00. REDEVIDA, O Canal da Família.

Texto 2
Qualidade de vida e bem-estar dos brasileiros
As cidades são a moradia de grande parte da população brasileira. Das megacidades aos pequenos e emergentes aglomerados urbanos, realidades opostas convivem lado alado: riqueza e pobreza, inclusão e exclusão, participação e marginalidade. Cidades sustentáveis e democráticas são um dos grandes desafios do século 21, onde a garantia de mobilidade e direito à cidade para todos os seus habitantes, a valorização da diversidade sociocultural e a busca de padrões sustentáveis para uso dos recursos naturais devem ser valores centrais.
A questão urbana deve ser...
tracking img