Month a true

Páginas: 5 (1116 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2013
APRESENTAÇÃO E CREDENCIAIS DO AUTOR DA OBRA:

Albert Arnold Gore Júnior, No ano de 2000 concorreu à presidência dos Estados Unidos perdendo para George W. Bushem. Em 2006 lançou An Inconvenient Truth (Uma Verdade Inconveniente). Um documentário que aborda o aquecimento global, e as mudanças climáticas pelo mundo. Consagrando-se vencedor do Oscar de melhor Documentário no ano de 2007. Al Gore éum ativista ecológico que escreveu dois livros: A terra em balanço (Ecologia e o Espírito Humano - 1993) e Uma Verdade Inconveniente - 2006. Em 2007 recebeu o Premio Nobel da Paz, recebendo ainda no mesmo ano o Premio Príncipe de Asturias de La Concordia.

RESUMO DA OBRA:

O documentário traz uma visão da atual condição do planeta onde o autor Al Gore expõe de forma clara e fundamentada emestatísticas a real situação da camada atmosférica, ou melhor, do próprio planeta terra.
O autor vai alternando situações de sua própria vida dentre elas o acidente sofrido por seu filho quando este tinha apenas 06 anos, este acidente que quase vitimou seu filho o incentivou a viajar e entender melhor os problemas sofridos pela terra. Expondo também os problemas climáticos de alguns países comoArgentina, Itália e Himalaia, o documentário chama a atenção para o fato de que 40% das pessoas no mundo recebem águas potáveis dos sistemas rios e fontes que são alimentados por mais da metade do derretimento das geleiras, e dentro de 40 anos essas pessoas enfrentarão escassez de água.
Al Gore utiliza gráficos com mapas e estatísticas da atmosfera de milhões de anos atrás até o que se tem hoje. Fazcomparações através de fotografias de lugares como o monte Kilimanjaro e da Antártida, com a intenção de revelar o impacto que a humanidade vem produzindo ao longo de sua passagem pela terra. Mostra ainda, a diferença das notícias dadas pela mídia estadunidense e a opinião dos cientistas sobre o furacão Katrina, que arrasou o litoral sul dos Estados Unidos em 2005. Al Gore deixa claro que certosgrupos poderosos influenciam enormemente os meios de comunicação.
Al Gore afirma que a evolução social bem como o crescimento populacional de certa forma contribui para as mudanças climáticas ocorridas em todo o mundo, trazendo através do documentário uma estatística de que em 50 anos a população aumentou de 2,3 bilhões (1945) para 6,4 bilhões (2005) e a previsão para o ano de 2050 é de 9,1bilhões. Desta forma a demanda por alimentos, água e até mesmo recursos naturais vulneráveis vem aumentando cada vez mais, motivo este para justificar tamanha devastação nas florestas tropicais, tratando-se assim de uma questão política.
O documentário chama a atenção para os novos avanços tecnológicos que de um lado nos trouxe progressos na medicina, mas por outro lado veio a contribuir na devastaçãoda natureza. O autor afirma que devemos separar a realidade da ficção, pois as informações acerca da destruição do planeta são precisas e baseadas na ciência, e de alguma forma nós como seres humanos independente de qual país habitamos devemos levar a sério estas informações.
O autor faz uma observação essencial em seu documentário, afirmando que a destruição do planeta vem sendo de formagradual, ou seja, estamos sofrendo com esta destruição aos poucos, sentindo as consequências dia após dia, sendo este um dos motivos pelo qual demoramos tanto a tomar as devidas providências.
Após a exposição do documentário, o Professor André Crull proferiu uma palestra abordando o mesmo tema, afirmando que muita gente acredita que o terremoto é uma vingança da terra contra o homem, como se a terrafosse personificada. O professor cita o art. 225 da Constituição Federal, afirmando que o Direito ao meio ambiente é fundamental, pois está positivado na Constituição Federal.
O professor também afirma que é fundamental a adoção de novos hábitos para a conservação do meio ambiente, e que esta é uma causa justa de conscientização que deve ser tomadas por todos indistintamente, pois devemos pensar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • True
  • true
  • True
  • True Bloof
  • Mini Desktop True Final
  • Quotes of months
  • Follow Your True Colors
  • Descritivo True canada 2015

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!