Montessori

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARIA MONTESSORI

Nome associado à educação infantil, Maria Montessori nasceu em Chiaravalle ao norte da Itália em 1870 e veio a falecer em 1952.
Primeira mulher a se formar em Medicina em seu país especializou-se em psiquiatria. Direcionou sua carreira à educação de crianças com retardo mental e, posteriormente às crianças ditas normais. Montessori graduou-se também em Pedagogia, psicologia eantropologia e foi trabalhar na primeira “Casa dei Bambini” (Casa da Criança), localizada numa região pobre no centro de Roma. Trabalhou em outras casas em diversas regiões da Itália que ficaram conhecidas pelo alcance de seus sucessos o que a levou ser nomeada inspetora-chefe das escolas do país.
http://www.matematicahoje.com.br/telas/sala/didaticos/recursos_didaticos.asp?aux=CMontessori foi considerada pioneira na auto-educação que tira o foco do professor como detentor do conhecimento. O aluno dirige seu próprio aprendizado e o professor faz o papel de mediador desse processo. Talita de Oliveira de Almeida diz que, “ela acreditava que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos forem dadas ascondições”.
Sua teoria de educação, fundamentada em informações científicas, entende o indivíduo como sujeito e objeto do ensino e a escola responsável pela formação integral do aluno. Ela deve formar a criança para a vida, estimulando sua individualidade, liberdade, e seu potencial criativo. Segundo seus estudos, o desenvolvimento mental da criança acompanha seu desenvolvimento biológico determinandoetapas de aprendizagem e, para cada etapa, existe um aprendizado e conteúdo específicos.
A pedagogia de Montessori insere-se no movimento das Escolas Novas, uma oposição aos métodos tradicionais que não respeitavam as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança. Ocupa um papel de destaque neste movimento pelas novas técnicas que apresentou para os jardins de infância e paraas primeiras séries do ensino formal. A educadora considera que o ambiente da escola deva ser receptivo, nesse sentido, os móveis são adaptados ao tamanho das crianças com armários baixos, onde os materiais são postos à disposição delas, que escolhem seus materiais de acordo com suas necessidades internas. Adota-se o princípio da livre escolha. Para Montessori, no ambiente infantil tudo deve termedida e ordenação, por isso devemos eliminar a confusão e o supérfluo, pois quando isso acontece surge o interesse e a concentração.
Montessori passou a fazer o exercício do silêncio, a partir de uma observação das crianças. Usou o silêncio para por à prova a acuidade auditiva das crianças. Ela considera que o silêncio também desempenha papel preponderante. A criança fala quando o trabalhoassim o exige e a professora não precisa falar alto.
As crianças eram bastante disciplinadas, “trabalhavam sossegadas, cada uma atenta ao seu objetivo, andavam para trás e para frente, caminhando com leveza, para trocar de material, ou guardar os seus trabalhos” (Montessori 1976, p.123).
A educadora defendia que o caminho do intelecto passa pelas mãos, porque é por meio do movimento e do toque queos pequenos exploram e decodificam o mundo ao seu redor. Afirmava que, a criança ama tocar os objetos para depois poder reconhecê-los. Muitos dos exercícios desenvolvidos por ela – hoje utilizados largamente na Educação Infantil – objetivam chamar a atenção dos alunos para as propriedades dos objetos (tamanho, forma, cor, textura, peso, cheiro, barulho). Para tornar o processo de aprendizagemmais rico possível, a educadora italiana desenvolveu os materiais didáticos que constituem um dos aspectos mais conhecidos de seu trabalho. São objetos simples, mas muito atraentes, e projetados para provocar o raciocínio. Há materiais pensados para auxiliar todo tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da linguagem. Ela produz uma série de cinco grupos de materiais didáticos:
*...
tracking img