Montesquieu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Montesquieu


Charles-Louis de Secondatt, também conhecido como barão de Montesquieu era aristocrata, filho de família nobre, nasceu em 18 de janeiro de 1689 em Bordeaux no castelo de sua famíliae morreu em 10 de fevereiro de 1755 na França. Teve uma formação iluminista em um colégio de padres oratorianos e estudou direito em Bordeaux, e depois em Paris, chegou a participar do tribunalprovincial de Bordeaux de 1716 a 1726, era membro da maçonaria e do Royal Club. Herdou de um tio todos os seus bens e inclusive o titulo de barão de Montesquieu. Visto por alguns como pai da sociologia,pois estudava a sociedade antes mesmo de Auguste Comte criar esse termo.
Definindo lei como “relações necessárias que derivam das naturezas das coisas”, Montesquieu faz uma ponte com as ciênciasempíricas, principalmente com a física de Isaac Newton, argumentando que, assim como na física, é possível fazer uma formula para a politica, como na relação entre massa e movimento dos corpos, há umarelação entre quem governa e como governa. Montesquieu também procura, assim como fez Maquiavel, separar a politica da religião, afirmando que as instituições politicas devem ser regidas por leis que derivamdas relações sociais e não teológicas.
Montesquieu então não mantém seu foco nas leis, mas no “espirito das leis”, isto é, a forma como elas se relacionam com as outras coisas, como economia, asrelações entre classes, etc. Sendo assim as leis se adequam a realidade social e histórica do povo que está submetido a elas e também ao tipo de governo que os rege, podendo ser uma monarquia (governo deuma só pessoa com leis positivas e tendo como o seu principio a honra), despotismo (soberania nas mãos de uma pessoa com leis baseadas na vontade do déspota e o seu principio é o medo) ou república(a soberania nas mãos de muitos e o seu princípio motor é a virtude). Com a junção desses elementos é formada uma identidade nacional.
O seu maior clássico “O Espírito das Leis” é dividido em 11...
tracking img