Montesquieu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MONTESQUIEU
- Nasceu 18 de janeiro de 1689;
Charles de Montesquieu foi um importante filósofo, político e escritor francês. Nasceu em 18 de janeiro de 1689, na cidade de Bordeaux (França). Ele fazia de uma família nobre.
- Tinha um humor mordaz;
Curioso insaciável, tinha um humor mordaz. Ele escreveu um relatório sobre as várias formas de poder, em que explicou como os governos podem serpreservados da corrupção.
O pai de Montesquieu morreu e ele teve que volta a cidade natal para tomar conta das heranças q foram lhe concedidas. Sua visão crítica começou a ser notada por seus familiares já muito precocemente, sempre sendo lembrado de suas obrigações para com os pobres.
- Casou-se com uma protestante e teve 2 filhas;
Montesquieu era casado com Jeanne Lartigue (que era protestante)e dessa união, tiveram duas filhas. Formou-se em Direito em 1708 e após a formatura foi para Paris para continuar estudando.
- Em 1716, herdou de um tio o título de barão;
Entre 1705 e 1709, ele estuda leis in Bordeaux. Nesse período, ele tem contato com alguns dos pensadores mais avançados para a época, como Fredet, e Boulainvilliers. Também herdou o cargo de Presidente da Câmara de Bordeauxpara atuar em questões judiciais e administrativas da região. Passou 11 anos envolvido com julgamentos, sentenças e até mesmo torturas; porém, paralelo a isso tudo continuou estudando e escrevendo teses.
- Na época de 1716, participou de estudos acadêmicos e começou a escrever teses sobre os costumes sociais;
Começa a colocar em prática e aprofundar seus conhecimentos que foram adquiridos entre1705 e 1709, quando o mesmo estuda as leis em Bordeaux.
- Criação de “Cartas Persas”;
Foi publicado em 1721. Foi a partir deste livro que começou a sua fama de escritor. O livro critica a sociedade francesa e a européia, a religião católica e a Igreja. O enredo fala de dois persas que visitam a França e estranham seus costumes. O livro faz uma comparação entre duas civilizações (persa –francesa) e foi uma das obras mais lidas do século XVIII.
Cartas Persas (Lettres persanes) é uma compilação de textos do filósofo francês Barão de Montesquieu escritos de 1711 a 1720 e publicados anonimamente em 1721. Obra de sua juventude, é um relato imaginário, sob a forma epistolar, sobre a visita de dois fictícios amigos persas, Rica e Usbeck, a Paris, durante o reinado de Luís XIV. Eles escrevempara seus amigos na Pérsia(hoje Irã) tudo o que veem lá. Por meio desta narrativa, critica a sociedade, os costumes, as instituições políticas e os abusos da Igreja e do Estado na França e Europa da época. Espirituoso e irreverente, esse primeiro livro de Montesquieu tem um fundo sério, pois relativiza os valores de uma civilização pela comparação com os de outra muito diferentes. Verdadeiro manualdo Iluminismo, foi uma das obras mais lidas no século XVIII.

- Criticou o rei Luís XIV sob o prisma de dois viajantes;
No livro “Cartas Persas” o rei Luís XIV é criticado sob o prisma de dois viajantes que trocavam correspondências com persianos de forma satírica, refletindo o pensamento iluminista que tomou conta da produção intelectual europeia naquele momento.
- A obra analisava aimpossibilidade do homem em chegar ao conhecimento supremo;
Tinha forte critica à igreja católica.
- Logo depois, decidiu largar a vida jurídica;
Decidiu largar a vida jurídica para seguir carreira como escritor diante do sucesso da obra “Cartas Persas”.
- Viajou pelo mundo em busca de conhecimento;
Fez diversas viagens para adquirir conhecimento das obras de outros pensadores influentesdaquela época.
- Decidiu morar na Inglaterra por 2 anos para se dedicar ao sistema político inglês;
Montesquieu decidiu morar na Inglaterra por 2 anos para se dedicar ao sistema político inglês. Após 2 anos vividos na Inglaterra, voltou para sua cidade natal espontâneamente e escreveu outra obra-prima, chamada "O Espírito das Leis": em que fez grande sucesso, e que recebeu várias críticas.
-...
tracking img