Montesquieu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Montesquieu

Antes de começar a falar a respeito da vida e pensamento de Montesquieu, se faz necessária a explicação de um movimento muito importante, que influenciou sua maneira de pensar: o Iluminismo.

Iluminismo

Foi um movimento intelectual do século XVIII, que teve na França sua maior expressão, ficando também conhecido como Século das Luzes. Suas origens ligam-se ao progresso daCiência e da Filosofia ocorridos no século XVII, em que um grupo de filósofos passou a criticar práticas e instituições vigentes em toda a Europa.
Na política, criticavam a Monarquia Absolutista, ou seja, o poder que estava concentrado integralmente nas mãos do Rei. Já na religião, os ataques foram contra a Igreja Católica, que defendia o Antigo Regime, sistema de governo que vigorou na Europa eque defendia o absolutismo e o mercantilismo:
・ Absolutismo: todo o poder estava concentrado nas mãos do Rei, ele impunha suas vontades na elaboração e aplicação das leis.
・ Mercantilismo: prática de acúmulo de metais preciosos. Um Estado era considerado rico de acordo com o tanto de metais que tinha estocado em seus cofres.
Os ataques dos filósofos iluministas às instituições do Antigo Regime(Estado, Igreja Católica) contribuíram para enfraquecê-las e para preparar um certo clima revolucionário.
A sociedade, no Antigo Regime estava dividida em: nobreza, clero e por ultimo, burguesia. Os burgueses, foram os principais interessados nesse movimento, pois apesar de todo o dinheiro que possuíam, não tinham poder em questões políticas devido a sua participação limitada.

Biografia deMontesquieu

Montesquieu foi um importante filósofo, político e escritor francês. Ele nasceu em 18 de janeiro de 1689, em Bordeaux, na França. Pertencia a uma família nobre francesa.
Seu aprendizado inicial foi em casa e só aos onze anos de idade foi estudar em um colégio comandado por padres oratorianos, que ensinavam seus alunos de acordo com o pensamento iluminista da época. Mais tarde,quando já tinha completado a sua educação básica, foi estudar na Universidade de Bordeaux e depois em Paris, tendo contato com vários intelectuais franceses.
Com a morte do pai em 1714, ele voltou para Bordeaux, e viveu sob a proteção do tio, o barão de Montesquieu. Após a morte do tio, Montesquieu assume o título de barão.
Ingressou na Academia Francesa aos 39 anos e para aprofundar seus estudosresolveu viajar pela Europa, observando assim, o funcionamento da sociedade, os costumes e as relações sociais e políticas.
A primeira obra de destaque publicada por ele foi “Cartas Persas”, em 1721.
Em seus trabalhos sobre política, ele criticou o absolutismo e propôs um novo modelo de governo. Nesse período ele teve grande contato com o pesamento iluminista e escreveu sua principal obraintitulada “O Espírito das Leis”.
Montesquieu morreu na cidade de Paris, em 10 de fevereiro de 1755.

Algumas obras de Montesquieu:

・ Cartas Persas;
・ O Espírito das Leis;
・ Considerações sobre as causas da grandeza dos romanos e de sua decadência;
・ Contribuiu para a elaboração da Enciclopédia (organizada por Diderot e D'alembert;

Cartas Persas

Em 1721, Montesquieu publicou asCartas Persas (Lettres persanes), obra da sua juventude, e consistia num relato imaginário, sob a forma epistolar, sobre a visita de dois persas, Rica e Usbeck, a Paris, durante o reinado de Luís XIV. As duas personagens escrevem para seus amigos na Pérsia descrevendo tudo o que veem em Paris. Por meio desta narrativa, critica os costumes, as instituições políticas e os abusos da Igreja Católica e doEstado absolutista na França da época.
Montesquieu buscou demonstrar com as Cartas Persas o que chamou de “os erros, desgraças, infâmia, angústia, opressões e violências (...) para despertar em nossa imaginação o desejo de mudança”.
Há na obra um contraste entre amor X sofrimento. A obra apresenta também o conflito entre o homem santo x pecador da época:
“Vejo aqui muitos que polemizam...
tracking img