Montesquieu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Montesquieu
1689 - 1755


Charles-Louis de Secondat, barão de Montesquieu nasceu em 18 de Janeiro de 1689,no Palacete de la Brède, perto de Bordéus. Escritor e filósofo francês, célebre pela sua teoria da separação dos poderes.
Seu pai era um oficial da guarda do rei de França, Montesquieu era neto esobrinho de um Presidente do Parlamento de Bordéus, perdeu sua mãe aos 11 anos de idade. O seu ensino básico foi entregue aos Oratorianos do colégio de Juilly, situado a nordeste de Paris, em companhiados seus primos, onde lhe foi ministrada uma educação clássica.
Em 1705 tendo voltado a Bordéus, fez os estudos jurídicos necessários para a sua entrada no Parlamento de Bordéus, para ser herdeiro ereceber o título e as importantes funções do tio. Em 1708 se deu sua admissão como conselheiro. Após isso retornou a Paris, para colcluir seus estudos jurídicos onde frequentou assiduamente a Academiadas Ciências e das Letras. em 1713 poir causa da morte do Pai regressa a Bordéus. Em 1715, casou com uma calvinista francesa. Seu tio morreu no seguinte ano, tornando-se assim Charles o barão deMontesquieu e presidente do Parlamento de Bordéus. Vendeu ao cargo no Parlamento de Bordéus em 1726, e foi viver para Paris, foi aceito na Academia Francesa e viajou logo a seguir pela Europa, realizandoassim o seu Grand Tour, a tradicional viagem educativa dos intelectuais europeus do século VIII. Retornou a França e partiu para Inglaterra, onde ficou durante dezoito meses.
Retornou a Bordéus,junto de sua família e os seus negócios, assim como para as vinhas e os campos agrícolas em volta do seu Palacete de Brède. frequentemente ia a Paris, onde teve contactos ocasionais com os célebressalons, mas sem se ligar muito com o grupo de intelectuais que ali frequentavam.
Publicou em 17458 aquela que veio a ser conhecida com a sua grande obra O Espírito das Leis em dois volumes, em Genebra,...
tracking img