Montesquieu e rosseau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MONTESQUIEU E ROSSEAU

Introdução
O presente trabalho tem como idéia central apresentar alguns aspectos relevantes da vida e das obras dos filósofos Charles-Louis de Secondat, barão de Montesquieu e Jean-Jacques Rousseau, além dos aspectos da vida e obra, vale ressaltar também, o contexto histórico, a efervescência social, cultural e política em que viveram.
A relevante importância que essesdois filósofos têm até hoje para a política moderna fica muito clara quando se observam os seus objetos de estudos, sempre pensando em modernizar a política, defendendo pontos de vistas até certo ponto avançados para sua época.
Charles-Louis de Secondat (1689-1755)
Charles-Louis de Secondat, barão de Montesquieu, nasceu na França, filho de um nobre e uma burguesa inglesa, foi educado por umcolégio católico, por padres oratorianos, que ensinavam os alunos usando a doutrina iluminista na época, foi um dos grandes filósofos políticos do Iluminismo. Curioso insaciável, tinha um humor picante. Ele escreveu um documento sobre as várias formas de poder, em que explicou como os governos podem ser resguardados da corrupção. Nobre, de família rica, Charles-Louis formou-se em direito naUniversidade de Bordeaux, em 1708, e foi para Paris prosseguir em seus estudos. Com a morte do pai, cinco anos depois, voltou à cidade natal, La Brède, para tomar conta das propriedades que herdou. Casou-se com Jeanne Lartigue, uma protestante. O casal teve duas filhas. Em 1716 ele herdou de um tio o título de Barão de La Brède e de Montesquieu, além do cargo de presidente da Câmara de Bordeaux, para atuarem assuntos judiciais e administrativas da região. Pelos próximos onze anos ele esteve envolvido em julgamentos e aplicações de sentenças, inclusive torturas. Nessa época também participou de estudos acadêmicos, acompanhando os desenvolvimentos científicos e escrevendo teses. Em 1721, Montesquieu publicou as "Cartas Persas", um sucesso imediato que lhe trouxe a fama como escritor. Inspirou-se nogosto da época pelas coisas orientais para fazer uma gozação das instituições e dos costumes das sociedades francesa e europeia, além de fazer análises fortes à religião católica e à igreja: foi a primeira vez que isso aconteceu no século 18. O livro tem um jeito divertido, mas também é desanimador: apresenta a virtude e o autoconhecimento como impossíveis de serem atingidos. Montesquieu começoudividir seu tempo entre os salões literários em Paris, os estudos em Bordeaux, o cargo na Câmara e a atividade de escritor. Em seguida, ele deixaria a função pública para aplicar-se aos livros. Foi eleito para a Academia Francesa em 1728. Viajou pela Europa e decidiu morar na Inglaterra, onde ficou por dois anos. Estava muito impressionado com o sistema político inglês e decidido a estudá-lo. Navolta a La Brède, escreveu sua obra-prima, "O Espírito das Leis": foi outro grande sucesso, e também bastante criticada, como haviam sido as "Cartas Persas".
Montesquieu quis explicar as leis humanas e as instituições sociais: enquanto as leis físicas são regidas por Deus, as regras e instituições são feitas por seres humanos passíveis de falhas. Definiu três tipos de governo existentes:republicanos, monárquicos e despóticos, e organizou um sistema de governo que evitaria o absolutismo, isto é, a autoridade tirânica de um só governante.
Montesquieu está dizendo em primeiro lugar que é possível encontrar uniformidades, constâncias na variação dos comportamentos e formas de organizar os homens, assim como é possível encontra-las nas relações entre os corpos físicos.
Mas o objeto deMontesquieu não são as leis que regem as relações entre homens em geral, mas as leis positivas, isto é, as leis e instituições criadas pelos homens para reger as relações entre os homens. Montesquieu observa que, ao contrário dos outros seres, os homens têm capacidade de se furtar às leis da razão (que deveriam reger sua relações), e além disso adotam leis escritas e costumes destinados a reger os...
tracking img