Montesquieu vida e seus pensamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
TRABALHO DE SOCIOLOGIA

MONTESQUIEU
 
 
 
 

Introdução
 
Montesquieu foi um grande pensador, ele estudava profundamente a sociedade e a política e retratou suas ideias e pensamentos em grandes obras que marcaram a história.
No trabalho serão apresentadas e esclarecidas o objetivo de cada uma dessas obras. Como exemplo emuma de suas grandes obras ele desenvolveu a teoria da separação dos poderes Legislativos que são aplicados na política até os dias de hoje. Não só como elas, serão citadas frases muito famosas de Montesquieu que fizeram outros filósofos seguirem as mesmas ideias dele. Ele tinha suas próprias opiniões a respeito da política e não era influenciado por outros pensadores.
BIOGRAFIA

Filho defamília nobre, Montesquieu nasceu no dia 18 de janeiro de 1689 em Bordeaux, na França, no Castelo de La Brède, propriedade da família. Sua mãe Marie Françoise de Pesnel era de origem inglesa, seu pai Jacques Secondat de origem francesa.
Seu aprendizado inicial foi em casa e aos onze anos entrou para o Colégio Juilly. Este colégio tinha como alunos os filhos das famílias ricas e era comandado porpadres oratorianos que ensinavam a doutrina iluminista da época. Aos dezesseis anos entrou para a faculdade de Direito na Universidade de Bordeaux. Com a morte de um tio, herdou uma fortuna, assumiu a presidência do parlamento de Bordeaux e foi nomeado Barão de Montesquieu.
Iniciou, na Academia de Bordeaux, estudos na área do direito romano, biologia, física e geologia e com estes estudosMontesquieu pode aprofundar os seus conhecimentos no iluminismo. O iluminismo é baseado na crença no poder da razão para solucionar os problemas sociais. Os iluministas opunham-se à tradição, representada principalmente pela Igreja Católica, e lutaram por uma nova ordem social e política. Em pouco tempo ele publicou textos sobre o assunto.
Sua primeira obra de maior destaque foi publicada em1721, nomeada Cartas Persas, que é uma sátira aos costumes e filosofia francesa. Esta obra foi um livro elaborado por Charles Montesquieu na sua juventude. Trata-se de sua primeira obra, contudo não menos importante ou menos crítica que suas demais. Esta contextualizada em uma narrativa situada no período do governo de Luis XIV e mostra a história fictícia entre viajantes mulçumanos, oriundos daPérsia, localizada no Oriente, e estão espalhados por Paris(Ocidente). Estes viajantes escrevem cartas entre si e seus familiares para relatar os acontecimentos devido ao choque cultural que enfrentam desde sua chegada a Paris. O barão Montesquieu demonstra através desta obra a opressão da Igreja, a visão política, social e econômica dos cidadãos Ocidentais visualizados pelo povo Oriental, que nãoconseguem se encontrar nesta nova diversidade de conceitos e idéias. O autor elucida claramente os conceitos iluministas e aproveita para criticar toda a realidade da sociedade francesa que o incomoda na época.
Aos 39 anos foi estudar na Academia Francesa e como parte dos estudos iniciou uma maratona de viagens pela Europa que proporcionaram a Montesquieu a oportunidade de conhecer obrasimportantes para sua formação como as do historiador Pietro Giannone(1676-1748) e do filósofo Vico (1668-1744). Depois de passar pela Itália, Holanda e Alemanha terminou sua peregrinação na Inglaterra lugar onde concluiu sua formação intelectual. Na ilha relacionou-se com os círculos políticos, entrou para a maçonaria e para a Academia Real. Neste período teve grande contato com a doutrinailuminista. Com a conclusão das viagens Montesquieu ficou recluso por dois anos, dedicando-se exclusivamente a escrever.
Neste período escreveu sua principal obra, "Do Espírito das Leis" que se tornou referência mundial para advogados, legisladores e outros cientistas sociais. Livro no qual elabora conceitos sobre as formas de governo e formas de exercício da autoridade política. Suas ideias...
tracking img