Monteiro lobato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Caboclismo

(fragmento de dois artigos de Monteiro Lobato: “Velha Praga” e “Urupês”)

Este funesto parasita da terra é o CABOCLO, espécie de homem baldio, seminômade, inadaptável à civilização, mas que vive à beira dela na penumbra das zonas fronteiriças. À medida que o progresso vem chegando com a via férrea, o italiano, o arado, a valorização da propriedade, vai ele refugindo em silêncio,com o seu cachorro, o seu pilão, a picapau e o isqueiro, de modo a sempre conservar-se fronteiriço, mudo e sorna. Encoscorado numa rotina de pedra, recua para não adaptar-se.
[...]
Esboroou-se o balsâmico indianismo de Alencar ao advento dos Rondons que, ao invés de imaginarem índios num gabinete, com reminiscências de Chateaubriand na cabeça e a Iracema aberta sobre os joelhos, metem-se apalmilhar sertões de Winchester em punho.
Morreu Peri, incomparável idealização dum homem natural como o sonhava Rousseau, protótipo de tantas perfeições humanas, que no romance, ombro a ombro com altos tipos civilizados, a todos sobreleva em beleza d'alma e corpo.
Contrapôs-lhe a cruel etnologia dos sertanistas modernos um selvagem real, feio e brutesco, anguloso e desinteressante, tão incapaz.muscularmente, de arrancar uma palmeira, como incapaz, moralmente, de amar Ceci.
O indianismo está de novo a deitar copa, de nome mudado.
Crismou-se de "caboclismo". O cocar de penas de arara passou a chapéu de palha rebatido à testa; o ocara virou rancho de sapé: o tacape afilou, criou gatilho, deitou ouvido e é hoje espingarda troxada; o boné descaiu lamentavelmente para pio de inambu; a tangaascendeu a camisa aberta ao peito.
Lobato, Monteiro. Urupês.

Sorna: preguiçoso, indolente.
Etnologia: o estudo antropológico das sociedades indígenas.
Deitar copa: no sentido de “estar crescendo”, como a árvore que, após a poda, volta a ter uma copa frondosa.
Troxada: diz-se do cano de espingarda feito de uma fita de aço espiralada.

1. Qual é o grave problema brasileiro apontado por MonteiroLobato? Explique resumidamente a natureza desse problema.

2. Quem á Peri, citado no artigo?

3. “As qualidades do homem no estado de natureza (“o bom selvagem”): possui temperamento robusto, reforçado pela seleção natural, que elimina os fracos, ignora o uso das máquinas, seu corpo é seu único instrumento. É audacioso e não tímido, pois tem consciência de sua força.” Em que passagem dotexto, Lobato faz referência ao “bom selvagem”? Em que século foi sistematizado esse conceito?

4. Qual a intenção de Lobato ao fazer menção ao trabalho dos sertanistas modernos?

Na crônica Urupês, Monteiro Lobato traça o perfil do caipira, Jeca Tatu, que ele imortalizou em nossa literatura. O texto a seguir é um fragmento dessa crônica.

Jeca Tatu é um piraquara do Paraíba, maravilhoso epítomede carne onde se resumem todas as características da espécie.
[...]
Pobre Jeca Tatu! Como és bonito no romance e feio na realidade!
Jeca mercador, Jeca lavrador, Jeca fisólofo...
Quando comparece às feiras, todo mundo logo advinha o que ele traz: sempre coisas que a natureza derrama pelo mato e ao homem só custa o gesto de espichar a mão e colher - cocos de tucum ou jissara, guabirobas,bacuparis, maracujás, jataís, pinhões, orquídeas ou artefatos de taquara-poca - peneiras, cestinhas, samburás, tipitis, pios de caçador ou utensílios de madeira mole - gamelas, pilõesinhos, colheres de pau.
Nada Mais.
Seu grande cuidado é espremer todas as consequências da lei do menor esforço - e nisto vai longo.
Começa na morada. Sua casa de sapé e lama faz sorrir aos bichos que moramem toca e gargalhar ao joão-de-barro. Pura biboca de bosquimano. Mobília, nenhuma. A cama é uma espipada esteira de peri posta sobre o chão batido.
Às vezes se dá ao luxo de um banquinho de três pernas - para hospedes. Três pernas permitem equilíbrio inútil, portanto, meter a Quarta, o que ainda o obrigaria a nivelar o chão. Para que assentos, se a natureza os dotou de sólidos, rachados...
tracking img